Ousadia, inovação, profunda empatia e criatividade. Nise da Silveira foi uma mulher que, para muito além da psiquiatria tradicional, desbravou o inconsciente abraçando a expressão artística na década de 40. Humanista, arretada cangaceira, sensível, contestadora da ditadura, introdutora da teoria junguiana no Brasil. Admirável.
Para que possamos conhecê-la melhor e nos aproximarmos de seu trabalho é que, de 25 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2017, abrirá suas portas a Ocupação Nise da Silveira.
“Com curadoria da equipe do Itaú Cultural – Núcleos de Comunicação e do Educativo –, ao lado do diretor do Museu de Imagens do Inconsciente (MII) Luís Carlos Mello, conhecido como Lula, a mostra apresenta obras do acervo histórico, que, entre outros assuntos, apresenta pinturas originais de seus clientes históricos, arte e psiquiatria, análise e clientes, somados à sua vasta correspondência, fotos pessoais, manuscritos – boa parte, documentos inéditos – e tudo o que coube no baú sem fundo da doutora.”
SERVIÇO
Ocupação Nise da Silveira
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149- São Paulo / SP. Piso térreo e 1.
Abertura dia 25 de novembro – sábado (aberta ao público), das 11h às 13h
Período de 25 de novembro a 28 de janeiro de 2018.
Visitação: Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h, com permanência até as 20h30
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita. Para mais detalhes e programação extra, acesse Itaú Cultural.
Classificação indicativa: Livre
Imagem e conteúdo divulgação.