Onça-parda volta a habitar o Brasil depois de ser considerada extinta há 85 anos

A onça-parda, ou também conhecida como suçuarana, foi vista pela última vez no Rio de Janeiro, no ano de 1936. A espécie foi considerada extinta por quase um século, mas, o felino voltou a habitar a região.

Um indivíduo da espécie foi avistado em junho de 2020, no Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro. Os especialistas ficaram admirados com o caso e estiveram estudando a área desde então. Suas conclusões foram publicadas recentemente na revista científica Check List.

contioutra.com - Onça-parda volta a habitar o Brasil depois de ser considerada extinta há 85 anos
Foto: Giselda Person / TG

Um dos cientistas que participou da pesquisa, Jorge Pontes, explicou que o objetivo era descobrir se o avistamento do animal era um caso isolado, ou se a espécie de fato podia deixar de ser considerada extinta.

contioutra.com - Onça-parda volta a habitar o Brasil depois de ser considerada extinta há 85 anos
Foto: Michael Durham

E a notícia é muito boa: depois da análise de pegadas e arranhões deixados em árvores, foi possível concluir que o felino está presente também no Parque Estadual do Mendanha, no Parque Estadual da Pedra Branca e ainda na Reserva Biológica de Guaratiba.

“A onça-parda tem uma capacidade elevada de adaptação em ambientes modificados, inclusive se deslocando dentro de áreas totalmente urbanizadas para procurar abrigo, alimentação e água”, contou ainda Pontes, pela revista Veja.

 

Com informações de Aventuras na História 







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.