A onça-parda, ou também conhecida como suçuarana, foi vista pela última vez no Rio de Janeiro, no ano de 1936. A espécie foi considerada extinta por quase um século, mas, o felino voltou a habitar a região.
Um indivíduo da espécie foi avistado em junho de 2020, no Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro. Os especialistas ficaram admirados com o caso e estiveram estudando a área desde então. Suas conclusões foram publicadas recentemente na revista científica Check List.
Um dos cientistas que participou da pesquisa, Jorge Pontes, explicou que o objetivo era descobrir se o avistamento do animal era um caso isolado, ou se a espécie de fato podia deixar de ser considerada extinta.
E a notícia é muito boa: depois da análise de pegadas e arranhões deixados em árvores, foi possível concluir que o felino está presente também no Parque Estadual do Mendanha, no Parque Estadual da Pedra Branca e ainda na Reserva Biológica de Guaratiba.
“A onça-parda tem uma capacidade elevada de adaptação em ambientes modificados, inclusive se deslocando dentro de áreas totalmente urbanizadas para procurar abrigo, alimentação e água”, contou ainda Pontes, pela revista Veja.
Com informações de Aventuras na História
Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…
Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…
A vida moderna, marcada por suas exigências e responsabilidades, frequentemente nos leva a um estado…
O Padre Fábio de Melo comoveu e preocupou os fiéis no último domingo (19) ao…
Durante seu discurso na posse de Donald Trump, Musk exaltou a vitória do republicano e…
A otimização interna, ou SEO On-Page, representa o primeiro passo fundamental para garantir que o…