JORNALISMO

Orangotango é visto usando planta medicinal para curar ferida em seu rosto

Pela primeira vez na história científica, pesquisadores testemunharam um animal praticando a automedicação na natureza. Um orangotango da ilha de Sumatra, na Indonésia, utilizou uma pasta à base de plantas para tratar uma ferida em sua bochecha. Este caso extraordinário ocorreu no ano de 2022.

Segundo relatos dos biólogos envolvidos, após o orangotango, chamado Rakus, aplicar a mistura de plantas em sua face, a ferida cicatrizou dentro de um mês. Essa descoberta intrigante sugere uma possível herança comportamental de um ancestral comum entre humanos e grandes símios.

“Eles são os nossos parentes mais próximos e isso aponta novamente para as semelhanças que temos com eles. Somos mais parecidos do que diferentes”, explicou Isabella Laumer, bióloga do Instituto Max Planck na Alemanha e coautora do estudo.

O incidente ocorreu quando os pesquisadores avistaram o orangotango no Parque Nacional Gunung Leuser, na Indonésia, exibindo uma ferida significativa em sua bochecha, provavelmente adquirida durante um confronto com outros animais da região.

A equipe de pesquisa então testemunhou Rakus mastigando o caule e as folhas de uma planta local chamada Akar Kuning, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, utilizadas pelas comunidades locais no tratamento de condições como malária e diabetes.

O líquido resultante foi aplicado pelo próprio orangotango em sua ferida por aproximadamente sete minutos, seguido pela disposição das folhas mastigadas sobre o ferimento, cobrindo-o por completo. Posteriormente, Rakus continuou se alimentando da planta por cerca de 30 minutos.

Após esse processo de automedicação, os pesquisadores não observaram qualquer sinal de infecção, e a ferida fechou em apenas cinco dias, com a completa cicatrização sendo alcançada em um mês.

Outro comportamento ‘anormal’ observado pelos pesquisadores foi Rakus descansando por muito mais tempo do que o normal, o que indica que ele possivelmente estava tentando se recuperar.

Segundo Isabella Laumer, é provével que essa tenha sido a primeira vez que Rakus realizou o tratamento.

“Pode ser que ele acidentalmente tenha tocado a ferida com o dedo que continha a planta. E então, como a planta destruiu substâncias poderosas para aliviar a dor, ele pode ter sentido um alívio imediato, o que o fez aplicá-la repetidas vezes”, disse a bióloga.

Outra hipótese é que Rukus tenha aprendido a prática observando outros animais de seu grupo. Agora a ideia é observar outros orangotangos para tentar detectar o mesmo comportamento.

“Acho que nos próximos anos descobriremos ainda mais comportamentos e mais habilidades que são muito semelhantes às humanas”, sugere Laumer.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

4 horas ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

5 horas ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

17 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

1 dia ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

1 dia ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

2 dias ago