Na última sexta-feira (1º), a revista ‘Time’ divulgou a sua lista dos 10 melhores filmes de 2023. O texto, que é assinado pela crítica de cinema Stephanie Zacharek, destaca o filme ‘Assassinos da Lua das Flores’, útimo longa de Martin Scorsese, que está em cartaz nos cinemas atualmente. Outro destaque é ‘Priscilla’, cinebiografia da esposa de Elvis Presley, dirigido por Sofia Coppola.
Confira abaixo os dez melhores filmes de 2023 eleitos pela ‘Times’
10º – Passagens
Em Passagens, no último dia de filmagem em Paris, o diretor de cinema Tomas (Franz Rogowski) dorme com uma mulher – e conta com orgulho ao marido. A novidade de estar com uma mulher é uma excitante experiência, que ele está ansioso para explorar, apesar de seu casamento com Martin (Ben Whishaw).
9º – Dreamin’ Wild
A dupla musical Donnie e Joe Emerson gastam tudo o que têm para produzir um disco na década de 1970. O filme é sobre a descoberta da música da família Emerson e como Donnie teve que lutar para alcançar o sucesso ao custo de seu relacionamento com sua família.
8º – Are You There God? It’s Me, Margaret
Margaret, de 11 anos, muda-se para uma nova cidade e começa a contemplar tudo sobre a vida, a amizade e a adolescência. Ela conta com a mãe, Bárbara, que oferece apoio amoroso, e com a avó, Sylvia, que está tentando encontrar a felicidade na próxima fase de sua vida. Questões de identidade, do lugar de cada um no mundo e do que dá sentido à vida rapidamente os aproximam mais do que nunca.
7º – Assassinos da Lua das Flores
O ano é 1920, na região norte-americana de Oklahoma e misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FB, agência que tinha acabado de ser criada na época.
6º – Vidas Passadas
Past Lives (no original) é a estreia da dramaturga Celine Song no cinema, acompanhando o relacionamento de dois amigos de infância: Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo). Muito unidos, o potencial de romance entre eles é destruído quando a família da jovem decide sair da Coréia do Sul.
5º – Memórias de Paris
Em Memórias de Paris, três meses depois de sobreviver a um ataque terrorista em um bistrô, Mia ainda está traumatizada e incapaz de se lembrar dos acontecimentos daquela noite. Em um esforço para seguir em frente, ela investiga suas memórias e refaz seus passos.
4º – Priscilla
Baseado no livro “Elvis e Eu”, escrito por Priscilla Presley e Sandra Harmon e publicado em 1985, o filme acompanha Priscilla Ann Beaulieu desde seus 14 anos de idade, quando conheceu Elvis Presley, que já era um homem adulto e uma das maiores celebridades da música na época.
3º – Zona de Interesse
Zona de Interesse se passa durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa.
2º – Maestro
Cinebiografia do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein. As músicas de aclamados musicais da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice foram composta por Bernstein. Natural da cidade Lawrence, Massachusetts, ele ocupou o cargo de principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York durante 18 anos, onde se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos.
1º – Folhas de Outono
O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki.
***
Redação Conti Outra, com informações do Estadão e sinopses do Adoro Cinema.