Categories: Sem categoria

Os três jeitos de dar errado no amor!

Por Rosana Braga

Em geral, prefiro me concentrar no que fazer para dar certo. Só que, ultimamente, me dei conta de que sugestões para facilitar, melhorar, ajudar e fortalecer o amor existem centenas. Tanto que tenho falado sobre elas por anos, escrito livros, gravado vídeos e desenvolvido cursos que já ajudaram muitos e muitos casais.

Então, fiz o inverso e pensei sobre o que faz o amor dar errado. E percebi que, felizmente, só há três jeitos de estragar tudo. De ficar sozinho para sempre. De passar a vida se lamentando pela falta de sorte. E são eles:

1- Não tentar. 2- Tentar sem saber. 3- Desistir.

Simples assim. Direto ao ponto. Explico: para começar, tem uma música do Jorge Vercillo (Monalisa) que revela bem o que significam nossos amores vividos. Não existem erros, mas pontes, preparação para a chegada:

“(…) Não se prenda a sentimentos antigos. Tudo que se foi vivido me preparou pra você.

Não se ofenda com meus amores de antes. Todos tornaram-se pontes pra que eu chegasse a você (…)”.

Seguindo essa lógica funcional, “não tentar” é desperdiçar aprendizado. É ignorar a vida e suas infinitas possibilidades de ser feliz. Não tentar é se render ao medo de sofrer caindo na armadilha de sofrer sempre, sem sequer se arriscar a sentir paixão, alegria e tantas outras sensações maravilhosas as quais o amor nos inspira. Não tentar é ser egoísta a ponto de privar o mundo de sua singularidade e, pior do que isso: é privar aquele alguém que tanto tem te procurado de chegar até você.

“Tentar sem saber” é tentar sem escolher. É ficar por carência, por falta de autoestima, por medo da solidão. Tentar com o primeiro que aparecer pela frente, mesmo enquanto sua intuição grita para você não fazer isso. É não se questionar sobre o que realmente você quer, sobre o quanto você merece, é “atirar para todos os lados”. E isso enfraquece o coração, desgasta a essência, suja você por dentro e te faz acreditar que você não nasceu pra ser feliz no amor.

E “desistir” te coloca no hall dos derrotados. Só perde quem desiste. Acreditar que tudo sempre será igual e que você já tentou muitas vezes e só cometeu erros é não entender nada sobre os lindos versos da música que citei. É arrogância. É achar que você já sabe tudo, sendo que você não aprendeu nada. Basta se olhar. Entrar em contato com toda a sua história. E certamente terá muito o que aprender com todos os amores vividos.

Cada encontro é uma aula. Cada pessoa é um mestre. Cada amor é um presente. Abra as portas e as janelas da sua alma. Olhe para fora, mas mantenha-se dentro, atento e consciente sempre. O amor está no ar! Isso é fato!

Há uma coisa que você pode ter certeza: se tentar com consciência, autoestima e noção de merecimento; se não desistir por achar que cada “the end” foi um erro; se persistir aprendendo e evoluindo; se enxergar pontes em vez de abismos, mais cedo do que imagina você encontrará o amor!

E nesse momento você se dará conta de que cada passo valeu muito a pena, e que você faria tudo de novo se fosse preciso, só para garantir esse amor de agora, que dá sentido a todo o caminho percorrido!

* Rosana Braga é consultora de relacionamento do ParPerfeito, psicóloga, palestrante, jornalista e escritora.

Imagem de capa: lzf/shutterstock

Rosana Braga

Rosana Braga é consultora de relacionamento do ParPerfeito (www.parperfeito.com.br), psicóloga e escritora. Reconhecida como uma das maiores especialistas em relacionamento & comunicação do país, Rosana Braga desenvolve um trabalho considerado inspirador e eficaz, promovendo mudanças no âmbito profissional e pessoal. Avaliada duas vezes consecutivas entre os cinco melhores conferencistas do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), com nota média de 9,83, é pesquisadora em sua área desde 1998 e surpreende ao propor atitudes e soluções no complexo mundo das relações, conduzindo as pessoas a se apoderarem de seu potencial, ressaltando a diferença entre “quem quer” e “quem faz”. É autora de diversos livros, dentre eles os mais recentes sucessos “Quem Ama, Mostra” e “Faça o Amor Valer a Pena”. É ainda autora e apresentadora dos DVDs de treinamento corporativo O Poder da Gentileza no Atendimento ao Cliente e O Poder da Gentileza no Atendimento Telefônico e do DVDs Inteligência Afetiva, volumes 1 e 2. Nasceu em São Paulo, em 1972. Sempre foi uma criança muito ativa, que gostava de conversar, escrever, estudar, observar as pessoas e aprender. Aos 11 anos, participou do primeiro concurso de poesia, na escola, e ganhou. Daí, não parou mais de escrever. É mãe do Vinícius e esposa do Rodrigo Cardoso.

Recent Posts

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

41 minutos ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

22 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

22 horas ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

23 horas ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago

Reese Witherspoon volta à comédia romântica neste filme encantador que conquistou o público da Netflix

Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…

3 dias ago