A Gazeta do Povo decidiu manter seu vínculo com Rodrigo Constantino mesmo após a polêmica causada pelo comentário do jornalista sobre o caso Mari Ferrer. Ele já tinha sido antes desligado da rádio Jovem Pan, da Record, da Rádio Guaíba e do Correio do Povo. A decisão foi anunciada através de um comunicado divulgado hoje (06).
“Ainda que não concordemos com a forma de muitos dos seus posicionamentos e com muitas das suas opiniões, continuamos acreditando na importância da diversidade de ideias e na importância do diálogo para a construção de uma sociedade melhor e de uma democracia cada vez mais madura, razão pela qual, após várias ponderações e análises, decidimos pela manutenção de Rodrigo Constantino em nosso quadro de colunistas”, diz a nota.
De acordo com o UOL, a decisão desagradou jornalistas da redação do jornal. Segundo a carta obtida pelo UOL, mais de cem funcionários assinaram um texto de repúdio ontem.
O manifesto foi direcionado à direção do jornal, a família dos irmãos Guilherme Cunha Pereira e Ana Amélia Filizola e o grupo de comunicação GRPCOM.
“As colaboradoras da Gazeta do Povo abaixo assinadas receberam o comentário com incômodo e enxergam no episódio uma violação às convicções do jornal”, diz a carta.
E não foram apenas os jornalistas que se revoltaram com a decisão da Gazeta do Povo. Nas redes sociais, muitas pessoas se manifestaram contra o veículo. Além disso, a rede de restaurantes Outback anunciou que vai cancelar os anúncios na Gazeta do Povo.
O anúncio do Outback aconteceu como resposta a um questionamento feito por um internauta no twitter. O usuário Sleeping Giants escreveu:
“Oii @OutbackBrasil, tudo bem? Na hora do almoço só pensamos nas suas delícias, mas infelizmente encontramos vcs na @gazetadopovo, único veículo que continua apoiando um colunista que culpabiliza a vítima de estupro. Pfv encerrem a parceria”.
O Outback respondeu:
“Oi, @slpng_giants_pt! Nós do Outback também repudiamos qualquer discurso de violência e desrespeito. Agradecemos pela mensagem e informamos que já notificamos o veículo sobre o encerramento da parceria. Em menos de 24h todos os anúncios estarão fora do ar”.
Oi, @slpng_giants_pt! Nós do Outback também repudiamos qualquer discurso de violência e desrespeito. Agradecemos pela mensagem e informamos que já notificamos o veículo sobre o encerramento da parceria. Em menos de 24h todos os anúncios estarão fora do ar.
— Outback Steakhouse (@OutbackBrasil) November 6, 2020
***
Redação Conti Outra, com informações de UOL e Diário do Centro do Mundo.
Fotos: Reprodução.