curiosidades

Padre Júlio Lancellotti critica lei que multa quem doar alimentos à população de rua: ‘É punição aos pobres’

O projeto de lei aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo, que impõe uma série de exigências para a doação de alimentos à população em situação de rua, gerou forte reação de entidades e lideranças que atuam na assistência social. Entre as vozes contrárias está a do padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, que classificou a medida como “mais um projeto aporofóbico, de punição aos pobres e daqueles que estão a seu serviço”.

O projeto, proposto pelo vereador de São Paulo, Rubinho Nunes (União), prevê multas de até R$ 17 mil para quem descumprir os protocolos exigidos na distribuição de alimentos. Segundo o vereador, o objetivo é garantir a segurança alimentar das pessoas vulneráveis, por meio de práticas que prezam pela higiene e acolhimento durante a entrega das refeições. Entretanto, o padre Lancellotti vê a medida como uma tentativa de punir a população carente. “Segurança alimentar em momento de fome, de crise, e de tanta gente sem condições, se chama prato de comida”, afirmou.

contioutra.com - Padre Júlio Lancellotti critica lei que multa quem doar alimentos à população de rua: 'É punição aos pobres'contioutra.com - Padre Júlio Lancellotti critica lei que multa quem doar alimentos à população de rua: 'É punição aos pobres'
Foto: Reprodução

Lancellotti, que há anos é uma das principais referências no trabalho junto à população em situação de rua, criticou duramente o que considera ser um retrocesso nas políticas de apoio aos mais vulneráveis. “É mais uma tentativa de criminalizar a pobreza”, declarou o religioso, que também é alvo de investigações após a abertura de uma CPI na Câmara Municipal, proposta pelo próprio Rubinho Nunes. A CPI mira ONGs que atuam na Cracolândia, entre elas a Pastoral do Povo de Rua e o movimento ‘A Craco Resiste’.

Ainda em nota, Rubinho Nunes afirmou que o projeto visa “garantir protocolos de segurança alimentar na distribuição, prestigiando a higiene e acolhimento das pessoas vulneráveis durante a alimentação”. No entanto, para Lancellotti, a prioridade deve ser garantir o acesso imediato à alimentação para quem mais precisa.

O projeto de lei estabelece ainda que as pessoas físicas responsáveis pela doação deverão disponibilizar tendas, mesas, cadeiras, talheres e guardanapos, além de garantir a limpeza da área após a distribuição. Padre Julio criticou duramente essa exigência, apontando que a responsabilidade pela limpeza pública é do município, e comparou a situação à das feiras livres: “Os feirantes não limpam a rua. Por que eles não limpam? Porque é o serviço público que limpa”, afirmou.

Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo também se posicionou contra o projeto, considerando-o inconstitucional. Em nota, a entidade declarou que “a Câmara não pode, em hipótese alguma, proibir que pessoas doem a outras pessoas, seja alimentos, bens ou afetos”, e classificou a proposta como “abuso de poder”.

O projeto gerou grande debate na capital, em meio a uma crise social e econômica que afeta principalmente a população mais vulnerável.

 

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Gafes e puxão de orelha: Leitura labial revela conversa de Donald Trump e Melania no velório do Papa

Donald Trump protagoniza gafes no Vaticano e é salvo por Melania durante cerimônia de despedida…

12 horas ago

Isaac Newton previu o fim do mundo — E a data está mais perto do que você imagina!

O que Isaac Newton viu no futuro? Suas cartas revelam uma previsão apocalíptica, marcada por…

13 horas ago

Chegando em um bar sozinho, em qual desses bancos você sentaria?

Imagine entrar neste bar e encontrar estes três bancos vazios na frente do balcão, onde…

18 horas ago

O que você vê primeiro: Crânio ou caracol?

Comece o teste: veja a imagem e depois leia os resultados abaixo.

18 horas ago

O filme eletrizante que custou US$ 200 milhões à Netflix e ficou 13 semanas no TOP 10 mundial

Um filme cheio de qualidades que marcou a história da plataforma com números impressionantes.

3 dias ago

Filme mais visto da Netflix no momento recria caso real que chocou o mundo

Uma história real tão intensa que você vai duvidar que realmente aconteceu.

3 dias ago