Um programa de TV espanhol chamado ‘Espejo Público’ trouxe como pauta um vídeo que despertou opiniões mistas nas redes sociais: as imagens mostram um pai raspando a cabeça de sua filha a força como medida disciplinar por ter praticado bullying na escola contra uma colega com câncer.
O pai raspa a cabeça da filha com uma máquina elétrica enquanto a menina chora. Em determinado momento ela diz, “Não, não quero mais! Chega!”, e o pai responde, “Nunca mais faça isso!”.
Nas redes sociais, algumas pessoas consideraram que a menina mereceu o castigo, mas tambpem houve quem tenha considerado que a atitude do pai mostra que a garota está apenas reproduzindo na escola o comportamento cruel que aprendeu em casa.
“Esse ato de brutalidade me faz pensar em outras coisas. No bullying, o foco está na vítima, mas às vezes quem o pratica também convive com essas situações. As crianças copiam o que veem em casa. Longe de me parecer um castigo adequado, acho que não. Eu não sei porque não tenho o contexto… mas penso sempre no agressor e em quem está em casa.”, pontuou o jornalista Juan Soto Ivars.
Ivars ainda revelou que sofreu de bullying na infância e que seus agressores, no geral, eram crianças com vidas difíceis, provenientes de lares disfuncionais.
“Quando seu filho não é capaz de sentir a dor dos outros, você tem que explicar isso a ele, não causar-lhe uma dor que pode causar mais raiva e um desejo incrível de vingança”, complementou a jornalista Marta Robles.
Porém, alguns internautas viram a atitude como positiva: “Embora seja uma atitude extrema… às vezes serve justamente para aprender que devemos valorizar tudo o que temos e ter empatia e ver a realidade e o sofrimento dos outros […] Bravo para você pai… é assim que você cria os filhos com caráter, educação e respeito.” comentou uma usuária.
E você, o que acha da medida disciplinar dotada por esse pai?
***
Redação Conti Outra, com informações do site Refletir para Refletir.
Fotos: Reprodução.