Uma semana depois que Frank O’Donnell perdeu sua filha Keri, de 15 anos, ele recebeu a visita de uma borboleta-monarca no quintal. Suas asas laranja e preto brilhantes, as cores favoritas de Keri, trouxeram-lhe um inesperado raio de consolo em uma época sombria.
Quer a borboleta fosse ou não um mensageiro cósmico, O’Donnell interpretou isso como um sinal de que Keri estava estendendo a mão para que ele soubesse que seu amor ainda estava lá. Para honrar esse amor, O’Donnell plantou um jardim memorial em seu nome.
Com o tempo, o pai amoroso começou a identificar tão fortemente as borboletas monarca com sua filha que começou a estudá-las. Ao fazer isso, ele descobriu que sua amada espécie de lepidópteros estava em perigo de extinção.
adinserter block=”1″]
“Monarcas, para mim, são Keri”, disse O’Donnell. “Eu adoro ver as outras borboletas também, mas as monarcas são o que me lembram dela, apenas por causa daquela monarca que me visitou na semana após seu funeral”, disse ele ao The Boston Globe.
Para fazer sua parte para evitar que elas desapareçam, O’Donnell começou a cultivar erva-leite – o alimento favorito das monarcas – junto com outras plantas que atraem borboletas no jardim de Keri.
Além de quatro lagartas que encontrou em sua própria casa, O’Donnell adotou um lote de larvas de monarca do grupo de conservação Monarch Watch. Ao longo de várias semanas, ele criou a ninhada em um galpão de jardim especialmente equipado e enfeitado com fotos de Keri.
Ao todo, 27 borboletas cresceram até a idade adulta e foram liberadas para vagar pela flora do jardim antes de partir para sua impressionante migração de 3.000 milhas para o México.
No final da temporada, quando O’Donnell recolheu as vagens da serralha, ele ficou com um suprimento substancial de sementes. Como forma de manter a espécie monarca e as memórias de sua filha vivas, ele decidiu compartilhar sua generosidade com quem pedisse.
Centenas de solicitações vieram de todo o país. Para O’Donnell, cada nova geração de monarcas é um testemunho de amor duradouro que transcende os laços da terra e do céu.
“Acho que me tornei mais espiritual, não necessariamente no sentido religioso, mas você sabe, a natureza faz muitas coisas”, disse O’Donnell ao Globe. “E, eu honestamente acredito que ela está por perto. De vez em quando, você tem um pequeno formigamento e sabe, é como se alguém estivesse prestando atenção.”
***
Redação Conti Outra, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprodução.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…