curiosidades

Pai percorre 1,4 mil km de bicicleta para ver filho se formar em academia do Exército

O aposentado Pedro Figueiredo, de 63 anos, decidiu percorrer 1,4 mil km de bicicleta para homenagear o filho Agostinho Figueiredo, de 25 anos, que está prestes a se formar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. O pai está em São José dos Campos, onde foi acolhido por moradores em seu 18° dia de percurso, antes de seguir para o destino final.

Ao G1, Pedro contou que o filho tentou por três anos passar na academia. Depois de aprovado, ele prometeu ao filho que se ele se formasse, iria de bicicleta para sua formatura, que está prevista para acontecer no dia 27 de novembro.

Pedro Figueiredo faz de Porto Alegre a Resende de bicicleta — Foto: Arquivo Pessoal

“Meu filho se esforçou muito para estar lá. Somos humildes e ele sempre foi de escola pública, lutou muito para conseguir. Agora, é minha vez de me esforçar por ele”, conta.

Pedro, que mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, saiu de casa no dia 4 de novembro com destino a Resende, no Rio de Janeiro. Ele conta que anda de bicicleta há décadas e para o desafio pedala uma média de seis horas por dia a 15 km/h. O cálculo foi feito para que chegue ao destino final em tempo.

Para descansar, o aposentado criou um grupo no WhatsApp onde tem mais de 130 pessoas entre amantes de bicicletas e curiosos que há 18 dias acompanham sua jornada. No percurso, conheceu pontos turísticos na rota, como a avenida Paulista e o Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Filho de Pedro se forma na Academia Militar das Agulhas Negras — Foto: Arquivo Pessoal

Através do grupo, Pedro ainda é apoiado pessoas que se oferecem para lhe oferecer comida e estadia. Nesse modelo, já esteve na casa de 13 famílias, uma delas de São José dos Campos, de onde parte nesta segunda-feira (22).

“Essa jornada tem me mostrado que as pessoas ainda estão dispostas a ajudar. Pessoas que eu nem conheço tem me acolhido e transformado essa homenagem para o meu filho possível”, conta.

Pedro no Masp, em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal

Depois da formatura, Agostinho será encaminhado para o Pará, de onde segue na carreira militar. Segundo Pedro, o filho tem acompanhado sua jornada por meio da rede social. “Ele aguarda a minha chegada e vai ser muito emocionante ver ele depois de todo nosso esforço juntos se formar no que ele sonhou para ele”.

A próxima parada é Aparecida, onde também conhece o Santuário Nacional. Depois, segue para Resende. A previsão é de Pedro chegue a Aman na quarta-feira (24).

***
Redação Conti Outra, com informações de G1.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

1 dia ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

1 dia ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago