O fotógrafo inglês Carl Warner usa porções de comida como base para criar paisagens deslumbrantes (e deliciosas), que fazem parte de seu projeto chamado Foodscapes. Essas obras de arte engenhosas são criadas por ele a partir de alimentos frescos como pão, carnes, frutas, legumes e doces.
Há mais de 25 anos Warner trabalha como fotógrafo no setor de publicidade. Apesar de sua vasta experiência desenvolvendo fotos para anúncios, é seu projeto Foodscapes que chamou a atenção da mídia internacional.
A inspiração do projeto surgiu em 1999, mas a ideia só começou a ser executada bem mais tarde, em 2008. Em entrevista para o Huffington Post, Warner disse:
“Eu estava caminhando pelo supermercado em um dia qualquer, e vi uns cogumelos Portobello muito bonitos. Eles pareciam árvores exóticas, então eu pensei em levá-los de volta ao estúdio. Eu percebi que precisava de algum plano, então eu voltei ao mercado e comprei um pouco de arroz e feijão para construir um set de trabalho. Funcionou. Eu nunca havia visto nada parecido com isso.”
Desde então ele tem desenvolvido a ideia, usando seus conhecimentos de iluminação artificial e fotografia para criar novas paisagens. O segredo, Warner diz, é ludibriar as pessoas, fazendo-as acreditar que as cenas são reais, quando não passam de projeções artísticas fantásticas.
Ao planejar cada imagem, Warner decide quais ingredientes serão usados e, em seguida, um estilista alimentar e uma máquina de modelar ajudam-no na execução. Todo o processo pode durar semanas. Muitas vezes, as cenas são montadas em partes, de forma que os detalhes dos produtos sejam bem trabalhados.
As imagens criadas por Warner são realistas e surreais. Sua arte com alimentos inclui navios rumo ao horizonte, barcos que desafiam mares tempestuosos, florestas, pradarias, desertos, praias e montanhas, entre várias representações lúdicas.
Todos os alimentos foram ingeridos por Warner e seus assistentes, ou então doados para abrigos. Não houve desperdícios.
Veja então algumas das paisagens deliciosas criadas por Carl Warner: