O porta-voz da Santa Sé anunciou nesta quinta-feira (14), através de um comunicado, que o Papa Francisco, de 84 anos, e o papa emérito Bento XVI, 93, foram vacinados contra a Covid-19.
O Papa Francisco foi quem recebeu a primeira dose da vacina na quarta-feira. Já Bento XVI foi vacinado nesta quinta-feira.
De acordo com o site da Santa Sé, a campanha de vacinação no Vaticano teve início na quarta-feira.
São priorizados neste momento os profissionais da saúde e os idosos moradores da cidade-estado, sede da Igreja Católica, localizada dentro de Roma.
Em um segundo momento, familiares dos trabalhadores – assistidos pelo Fundo de Assistência Sanitária – poderão ser vacinados.
No domingo, o Francisco disse que a vacina “não é opção, é ação ética” em uma entrevista transmitida pela televisão italiana.
A campanha é voluntária e a vacina não será aplicada em crianças e pessoas menores de 18 anos porque a vacina distribuída – a desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech – não foi testada neste grupo.
Quando era jovem, o Papa Francisco teve uma doença que o obrigou a retirar uma parte de um de seus pulmões.
O médico do papa, Fabrizio Soccorsi, de 78 anos, morreu por complicações ligadas à Covid-19.
Bento XVI sofre de erisipela no rosto, uma doença infecciosa que se caracteriza por erupções faciais e episódios de dor intensa.
***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Foto destacada: L’Osservatore Romano/AP.