Conforme noticiado pela Revista Fórum, há algum tempo, o Papa Francisco recebeu, no Vaticano, a viúva do Pedagogo Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, em encontro privado que durou cerca de 40 minutos.
A audiência fora solicitada viúva e ocorreu há cerca de um mês para pedir ao Bispo de Roma que intercedesse junto aos sacerdotes de sorte a trazerem a público as cartas que lhes foram escritas por Paulo Freire acerca da Teologia da Libertação (corrente latino-americana que defende que a igreja deve estar sempre voltada às necessidades dos menos favorecidos).
Solicitou, ainda, que fossem abertos os arquivos do Vaticano para que se pudesse pesquisar a possível influência do livro “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, nos pontificados a partir de 1970, data de sua publicação.
A viúva de nosso notável pedagogo e grande humanista obteve uma notícia que revela, de pronto, a grandeza da obra de Freire e sua repercussão junto à Igreja Católica: o Papa Francisco revelou ter lido o livro “Pedagogia do Oprimido”.
O livro mencionado por Francisco e todos os demais livros de Paulo Freire podem ser baixados gratuitamente, no Acervo Paulo Freire.