Através de comunicado, o Vaticano anunciou que o Papa Francisco nomeou seis mulheres, sendo duas delas espanholas, como especialistas laicas para o Conselho de Economia, responsável por supervisionar as atividades administrativas e financeiras da Santa Sé.
De acordo com informações do Correio do Povo, o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising, continuará coordenando o comitê, mas o papa decidiu renová-lo amplamente ao nomear 13 novos membros, seis deles cardeais e sete especialistas não religiosos. Entre os novos especialistas, há seis mulheres das esferas acadêmica, política e financeira.
As mulheres nomeadas para o cargo são as espanholas María Concepción Osácar Garaicoechea, presidente do conselho de administração de Azora Capital e Azora Gestión, e Eva Castillo Sanz, jurista e economista,, além das alemãs Charlotte Kreuter-Kirchhof, professora de direito na Universidade Heinrich-Heine de Dusseldorf, e Marija Kolak, presidente da Associação alemã de bancos e caixas populares. E duas britânicas: Ruth Mary Kelly, ex-ministra trabalhista de Educação, y Leslie Jane Ferrar, ex-conselheira financeira do príncipe Carlos. O economista italiano Alberto Minali é o único nome entre os novos especialistas.
Ainda foram designados como novos integrantes religiosos do Conselho de Economia Péter Erdo, arcebispo de Eztergom-Budapest; Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Quebec; Joseph William Tobin, arcebispo de Newark (Estados Unidos); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo; e o italiano Giuseppe Petrocchi, arcebispo do Aquila.
A atitude do Pontífice rompe barreiras, uma vez esta é a primeira vez que o Vaticano nomeia mulheres para este organismo criado em 2014.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Correio do Povo
Imagem de capa: Filippo Monteforte? AFP/CP
Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…
O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…