A cordilheira dos Apalaches são um conjunto de montanhas localizadas na porção leste da América do Norte, com extensão aproximada de 2.400 km e altitude média de 1000 metros. Atualmente, a cordilheira é mais conhecida como “país do carvão”, devido à intensa e nociva prática de extração de minério no local. Mas os Montes Apalaches também possuem uma das florestas mais ricas e com maior biodiversidade do mundo.
Além das montanhas com populações ricas de mexilhões de água doce, a cordilheira ainda tem um corredor para aves migratórias e diversas espécies de salamandras. Ficam lá, dois dos maiores parques ecológicos dos Estados Unidos, o Shenandoah e o Great Smoky Mountains, ambos no território do Tenesse.
No entanto, a cordilheira também tem um sombrio histórico de décadas de práticas tóxicas de mineração de carvão, como remoção de montanhas, explosões e escavações de túneis, que causaram danos quase irreparáveis aos ecossistemas locais, deixando centenas de colinas áridas e carecas.
Essas situações marcaram a vida e a carreira de Patrick Angel, que trabalhou por anos como regulador na indústria do carvão. Em 2003, entretanto, ele resolveu pôr fim a esse ciclo e não só deixou o emprego como também passou a trabalhar para desfazer todo o mal que causou ao ecossistema.
Agora com 70 anos, Angel tornou-se criador de ovelhas, pai de cinco filhos e líder de uma intensa campanha para devolver o verde para o “país do carvão”. Criada pelo ex-carvoeiro no ano de 2002, a “Iniciativa Regional de Reflorestamento dos Apalaches” já foi responsável por plantar 187 milhões de árvores em mais de 275.000 acres de antigas minas de carvão.
Além disso, a iniciativa ainda oferece a mineradores desempregados a chance de se redimir com o meio ambiente pelos danos muitos danos ecológicos que eles ajudaram a causar.
Mas a missão de reflorestamento de Angel não foi nada fácil, afinal o plantio de árvores é muito menos lucrativo que a mineração – e igualmente trabalhoso.
“Por que alguém que já ganhou US $ 60.000 ou mesmo US $ 100.000 por ano se esforçaria ainda mais em um emprego que paga uma fração desse salário e sem segurança no emprego?” perguntou um morador do Kentucky, ex-contratado pelo programa de empregos criado pela iniciativa de Angel, o Green Forests Work .
Como as regulamentações de carvão da era Obama tornaram quase ilegal fechar uma mina sem reflorestar a área, o lento trabalho de reflorestamento continua sem a ajuda de grandes grupos ambientalistas ou grandes financiamentos.
Em vez disso, o trabalho está sendo continuado pelo suor da população das montanhas da Virgínia Ocidental e Kentucky, que entendem a beleza e a importância de suas florestas.
***
Redação CONTI outra. Com informações de https://www.goodnewsnetwork.org/
Photo by Appalachian Regional Reforestation Initiative
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…