curiosidades

Pedreiro realiza sonho de se formar em Direito na mesma faculdade que ajudou a construir

Luiz Antônio dos Santos é um paulista de 51 anos dono de uma jornada inspiradora que o levou da construção civil ao diploma de bacharel em Direito na faculdade em que ajudou a erguer tijolo por tijolo. Sua história é uma prova de que nunca é tarde para perseguir os sonhos.

Em 1989, por necessidade, Luiz ingressou na construção civil, tornando-se habilidoso no ofício ao longo dos anos. Seu destino tomou um rumo especial quando participou da construção de uma faculdade particular em Votuporanga. “A construção teve início em 2006. Fizemos os primeiros blocos da faculdade. Além de trabalhar, eu fazia alguns cursos profissionalizantes, mas queria algo a mais”, compartilha Luiz.

Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Antônio dos Santos

Aos 38 anos, ele foi agraciado com uma bolsa oferecida por um programa estadual, permitindo que conciliasse os estudos com o trabalho na construção. “Eu brincava com meus amigos e dizia que estava fazendo duas faculdades. Foi muito engrandecedor saber que eu tinha erguido os corredores por onde passava”, acrescenta, com bom humor.

No entanto, o caminho para a graduação em Direito não foi fácil. Enfrentando dificuldades financeiras e lidando com a perda de um filho durante seus estudos, Luiz teve que trancar o curso temporariamente. “Foi uma tragédia muito grande. Quase desisti, porque minha mulher e minha filha entraram em depressão”, revela.

Superando as adversidades, Luiz concluiu sua graduação em 2012. Ele relembra o desafio de conciliar os estudos com o trabalho na construção civil e a dor da perda, mas destaca a importância de acreditar nos próprios sonhos. “Nunca é tarde demais. Eu ouvi muitas palavras negativas. Pessoas duvidavam da minha capacidade. No entanto, nunca desisti do meu sonho. É um desafio. Fazer cinco anos de faculdade é complicado”, enfatiza.

Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Antônio dos Santos

Hoje, Luiz é pós-graduado, possui seu próprio escritório e desfruta de estabilidade na profissão. Mesmo assim, ele continua oferecendo orientações a amigos envolvidos em obras particulares. “O estudo é a base do desenvolvimento da nossa sociedade. Nunca é tarde demais. As pessoas que possuem um desejo precisam acreditar em si mesmas”, aconselha.

 

Com informações de Refletir para Refletir

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O romance apimentado da Netflix que é ideal para assistir tomando uma taça de vinho

Um filme intensamente sedutor para assistir no conforto da sua privacidade depois de colocar as…

2 dias ago

Novidade na Netflix: A série cheia de reviravoltas que conquistou o público e não sai do TOP 10

Esta série não sai do TOP 10 da Netflix desde a sua estreia; saiba os…

2 dias ago

Por que casais falam com voz de bebê?

Se você já presenciou um casal adulto conversando em tons infantis, com vozes suaves e…

2 dias ago

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

3 dias ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

3 dias ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

3 dias ago