Pela primeira vez em muito tempo, um exótico golfinho liso foi fotografado. Ele só havia sido visto anteriormente em regiões mais remotas, mas agora apareceu também na área do Estreito de Magalhães, na ponta sul do Chile.
Vale ressaltar que esse registro foi realizado em março de 2018, de acordo com um relatório do Centro de Pesquisa Dinâmica para Ecossistemas de Alta Latitude (Ideal) da Universidade Austral do Chile (UACh).
¡Revisa aquí este increíble registro audiovisual de delfines lisos en #Magallanes! Imágenes fueron capturadas en marzo de 2018 durante una expedición oceanográfica del Centro IDEAL al Seno Ballena ??Gentileza: @Dbravogomez pic.twitter.com/6V2K2ZBNyB
— Centro IDEAL (@IDEAL_Centro) June 13, 2019
Na época, durante uma expedição científica, o biólogo marinho Marco Pinto Torres acidentalmente avistou esses indivíduos enquanto navegava pelo estreito de Magalhães. Então, ele fotografou os mamíferos aquáticos e divulgou as fotografias.
Além disso, o barco também avistou os corpos de quatro espécies estranhas que estavam navegando ao lado de seu navio. A primeira impressão que tiveram foi que eram baleias assassinas, o que foi descartado por serem de tamanho diferente.
Depois de alguns minutos, eles confirmaram que era o golfinho liso, animal bastante arisco e raramente visto perto da costa.
¡Hallazgo científico! Primer registro de #delfín liso en el #EstrechodeMagallanes Había registros en el norte de Chile y solo se sospechaba de su presencia hasta el Cabo de Hornos. Las fotos fueron captadas por el biólogo marino Marco Pinto de @IDEAL_Centro pic.twitter.com/EwyF9oOVSU
— Patagon Journal (@PatagonJournal) June 11, 2019
“Aproximei-me, vi sua coloração preta e branca e imediatamente fui procurar a câmera para fotografá-lo”, disse ele.
A espécie já foi vista 12 vezes no território chileno desde 1980. O ponto mais ao norte em que foram avistadas é Valparaíso (1999).
Ele é simplesmente fascinante, vocês não acham?