Edson Arantes do nascimento, o nosso Pelé, se não foi o jogador mais famoso da história do futebol, certamente foi um deles.
De acordo com a Folha Pelé, que faleceu na quinta-feira, 29 de dezembro de 2022, nas últimas semanas de sua vida, foi tratado apenas com medicamentos para aliviar sintomas como dor e falta de ar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais” (WHO, 2002).
Levando-se em consideração a quantidade massiva de sintomas físicos, emocionais e psicológicos que acomentem uma doença terminal, como é o caso do craque Pelé que deixou de responder à quimioterapia, é necessário encontrar as melhores formas possíveis de aliviar os sintomas que aparecem em doenças incuráveis para que a pessoa sinta o mínimo de desconforto possível.
Os cuidados paliativos são uma atitude humanitária e objetivam fornecer o alívio para dor e outros sintomas estressantes como astenia, anorexia, dispnéia e outras emergências oncológicas.
Os cuidados paliativos também abrangem o entendimento de que a morte faz parte do processo da vida e buscam trazem alento não só ao paciente, como a toda família. Quando possível, esses cuidados acontecem na própria casa do paciente
No Brasil, a médica Ana Claudia Quintana Arantes é o maior nome na divulgação desse momento de partida, mas também de aceitação. Seu livro mais famoso é intitulado: “A morte é um dia que vale a pena viver” e tem trazido muitos benefícios a nossa cultura que, muitas vezes, ainda não lida muito bem, com os momentos de despedida.
Abaixo, sua mensagem sobre o caso do Pelé, publicada enqaunto o ex jogador ainda estava vivo.
Leia também: Conheça a história de Sandra Regina, a filha que Pelé rejeitou e que faleceu chamando pelo pai
***
Subscreva também o nosso canal no Youtube e tenha acesso à live diária do CONTI comigo, um projeto gratuíto realizado pela psicóloga Josie Conti e que visa trazer dicas e suporte para que você possa mudar de vida em 2023.
Os vídeos também estão disponíveis na CONTI outra do Facebook e Instagram (@contioutra) e em plataformas de Podcast com o nome do programa CONTI comigo.
Se você está à procura de um filmaço que mistura romance, humor e uma pitada…
Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…
O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.