Foto de capa Photo by Unsplash
Customização significa a ideia ou o ato de adequar, adaptar ou personalizar, algo de acordo com o gosto ou necessidade. No mundo físico isso é bastante evidente nas roupas que cada um usa, na decoração da casa, na composição da mesa de trabalho e assim poderia seguir com uma série de situações em que é perceptível essas pequenas ou grandes adequações que representam o perfil de cada indivíduo.
No universo virtual, esse conceito não é apenas mais um “plus”, um diferencial que aplicativo ou programa oferece, e sim também tem sido encarado como uma configuração útil, que envolve aspectos de acessibilidade, usabilidade e até mesmo produtividade. O fator de autoidentificação, associado ao conforto, chegou ainda para impulsionar o digital para a individualização.
Dessa forma, especialmente no contexto de tecnologia e conectividade, novas opções de personalização do usuário têm sido tendência de plataformas e ferramentas online, que estão atentas ao comportamento do consumidor. Pode-se observar essa busca por novidades no entretenimento e no contexto geral, desde redes sociais e jogos a aplicativos e softwares de realização de tarefas pessoais e profissionais.
Redes Sociais
No Instagram, desde sua ascensão como uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, vários recursos tentam dar mais personalização aos usuários, como seleção de melhores amigos, desativar ou não status online, escolher o fundo ao repostar post nos stories, seleção de música que mais agrada ao perfil, ícones dos destaques, etc.
Já no WhatsApp algumas das últimas novidades estão relacionadas às escolhas de privacidade, como ocultar determinadas conversas e silenciar números desconhecidos; praticidade, lançando nova opção de estar conectado em mais de uma conta ao mesmo tempo no aplicativo; e criatividade, com recursos visuais e de inteligência artificial.
O TikTok, como um app de mídia e criação, também tem aprimorado opções para produção de conteúdo mais customizada. Foram lançadas novas ferramentas para efeitos, que incluem filtros, templates e milhares de componentes editáveis para personalização.
Photo by Unsplash
Streaming
No fim de ano, que tal uma retrospectiva personalizada? O Wrapped 2023 do Spotify, plataforma de streaming de áudio, conquistou o público conectado, fazendo cada um reviver seus gostos e hábitos de ouvir músicas e podcasts, além de poder compartilhar com sua rede de amigos.
Para oferecer recomendações mais personalizadas, a Netflix investiu em um espaço específico para isso em dispositivos móveis no acesso ao aplicativo em iOS ou Android. O “Minha Netflix”, como o nome sugere, possibilita encontra mais facilmente seus downloads para quando estiver offline, os trailers que assistiu, os filmes e séries assistidos recentemente, os que foram avaliados pelo usuário e ainda os conteúdos que está acompanhando.
Jogos
As atualizações de personalização também servem para melhorar a usabilidade de uma ferramenta. Assim, as opções de preferência, além de envolver gostos pessoais, auxiliam na performance. Isso acontece, por exemplo, nos jogos online. Recursos para melhor experiência do jogador têm sido constantemente atualizados em plataformas, como as de poker.
A PokerStars recentemente listou uma série de mudanças em desenvolvimento no seu software visando a experiência do usuário, tanto opções acessíveis para os recreativos quanto customização mais avançada para os mais experientes. Entre elas estão as que envolvem avatares, notas, rótulos, funcionalidades de cliques e comandos. A plataforma também oferece canais para feedback e sugestões.
Ferramentas
Os recursos de personalização são úteis ainda no dia a dia, como um facilitador para os usuários. A Microsoft, por exemplo, anunciou a chegada do Windows App, como uma ferramenta integrada para rodar em diferentes aparelhos, mesmo sem o mesmo sistema operacional, mas com a mesma conta, podendo assim executar ferramentas em nuvem.
Enquanto isso, o aplicativo de geolocalização Google Maps focou nas férias e festas de fim de ano para lançar nova funcionalidade. É possível criar uma lista colaborativa, com amigos ou familiares, de forma personalizada para selecionar lugares a visitar, marcar com emojis e escolher as melhores rotas.
No mecanismo de busca do Google, as preferências e interesses também podem ser mais ajustáveis, a partir de novas funcionalidades. Agora quem estiver conectado pode usar a opção de seguir no tópico buscado e optar por acompanhar mais sobre conteúdos que ele escolher. Muito útil para pesquisas pessoais, de estudo ou trabalho.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…