Uma boa notícia para as pessoas que convivem com a diabetes: O INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia , através do trabalho do doutor em Biologia e Recursos Naturais Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, está desenvolvendo um hidrogel à base de gengibre amargo, capaz de evitar amputações das extremidades em pacientes que sofrem de diabetes. E antes que você se pergunte, o produto chegará ao mercado ainda esse ano!
O hidrogel desenvolvido por Carlos foi testado em 27 pacientes diabéticos que sofriam com úlceras nos pés indicadas para amputação – e alcançou a cura em 95% dos casos. De acordo com o pesquisador, a cura se dá a partir do potencial cicatrizante, anti-inflamatório, analgésico e vasodilatador que o gengibre amargo oferece. O produto vem sendo desenvolvido e testado desde 2004 e, segundo pacientes que utilizaram o hidrogel, a cura veio em menos de dois meses de uso.
Para produzir o medicamento, o pesquisador criou a Biozer da Amazônia, empresa incubada no INPA, a fim não só de produzir o gengibre amargo como de possibilitar a chegada do hidrogel ao mercado. Trata-se de um trabalho desenvolvido em parceria com a Unicamp, a Faculdade de Medicina do ABC, a Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e a Fundação de Controle da Oncologia do Estado do Amazonas. O produto já teve sua patente requerida, e está agora aguardando liberação da Anvisa.
E esse é mais caso de brasileiros fazendo bonito na área de pesquisas. Um viva à ciência!
***
Redação CONTI outra. Com informações de Hypeness
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…