No último domingo (24), um avião com parte da delegação do Palmas Futebol e Regatas decolou no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, a cerca de 25 quilômetros de Palmas, e caiu logo em seguida. Perderam a vida no acidente o piloto da aeronave, Wagner Machado Júnior, o presidente do Palmas Futebol e Regatas, Lucas Meira, e quatro jogadores: o goleiro Ranule, o lateral-esquerdo Lucas Praxedes, o zagueiro Noé e o atacante Marcus Molinari.
Segundo relatos das testemunhas, o choque com o solo foi segundos após a tentativa de levantar voo, e logo em seguida houve explosões.
O acidente guarda ainda uma triste coincidência. O piloto da aeronave, Wagner Machado Júnior, de 59 anos, havia perdido o pai aos nove anos em um acidente de avião. Além disso, um irmão dele também era piloto e foi assassinado ao lado de uma aeronave e de tripulantes.
Ao G1, a irmã do piloto, Gisele Macedo Machado, contou que Wagner tinha 41 anos de profissão e era cuidadoso.
“Ele tinha muito amor à vida. Ele era responsável e sempre falava: ‘a minha vida é mais importante do que qualquer outra coisa’. Então ele tinha um zelo com a vida dele e com a dos passageiros também. Era muito fiel à sua profissão”, disse ela.
O pai do piloto, Wagner Machado Mendonça, faleceu em 1971 em um acidente aéreo. De acordo com o relato de Gisele, ele conduzia uma aeronave sobre o rio Araguaia e acabou caindo na água. “Ele estava brincando. Bateu muito a hélice na água e caiu […] Quando o meu pai morreu a gente era muito pequenininho”, conta ela.
Passados vinte anos desde a primeira tragédia, o irmão Luiz Fernando Macedo Machado também faleceu na profissão. “Em 1991 meu irmão foi fretado para levar policiais numa região de garimpo. Eram três aviões. Só o dele não conseguiu sair. Toda a tripulação junto com meu irmão foi metralhada. Mas ele estava trabalhando”, lembra a irmã.
“Minha mãe enterrou os três homens da vida dela”, disse Gisele momentos após o enterro de Wagner.
O corpo de Wagner Filho foi sepultado nesta terça-feira (26) em Goiânia. Parentes e amigos próximos acompanharam a cerimônia.
Ainda se sabe o que pode ter causado o acidente. De acordo com informações do portal G1, uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Brasília (DF) foi acionada. Não há previsão de quanto tempo a apuração do caso deve levar.
***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Foto destacada: Arquivo Pessoal.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…