JORNALISMO

Pilotos do avião da Voepass descobriram problema em sistema antigelo no início do voo, diz Cenipa

Nesta sexta-feira, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o relatório preliminar sobre o acidente com o avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto, causando a morte de 62 pessoas. De acordo com o documento, os pilotos relataram problemas no sistema antigelo logo no início do voo, o que pode ter contribuído para a tragédia.

O acúmulo de gelo nas asas é uma das hipóteses levantadas por especialistas civis como uma possível causa do acidente, embora o Cenipa ainda não tenha confirmado essa versão. Segundo o tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, responsável pela investigação, os pilotos mencionaram falhas no sistema de de-icing, utilizado para quebrar o gelo acumulado nas asas, durante o voo que durou pouco mais de uma hora.

De acordo com o relatório, por volta das 12h15, foi ouvido um alarme na cabine, e os tripulantes comentaram uma falha no sistema antigelo. O sistema foi desligado e religado algumas vezes durante o voo, com o copiloto mencionando a presença de “bastante gelo” minutos antes da perda de controle da aeronave. O avião colidiu com o solo às 13h21, após entrar em uma atitude de voo anormal.

Investigação em andamento

O brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, destacou que a fala dos pilotos sobre a falha no sistema de de-icing ainda não foi confirmada pelos dados. Segundo ele, é cedo para apontar uma linha de investigação principal. O relatório também indica que a aeronave estava certificada para voar em condições de formação de gelo e que a tripulação possuía experiência e qualificação para lidar com esse tipo de situação.

O Cenipa confirmou que o sistema antigelo foi acionado algumas vezes ao longo do voo, mas houve um período de seis minutos em que o avião voou sem o sistema ligado. A tripulação não declarou emergência e manteve o voo até a perda de controle. A aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e não houve sobreviventes.

Registros de manutenção

Os registros de manutenção da aeronave estavam atualizados e o certificado de aeronavegabilidade era válido, conforme informado pelo tenente-coronel Fróes. Ele também reiterou que os pilotos haviam recebido treinamento específico para voar em condições de formação de gelo.

A investigação do Cenipa continuará com foco nos fatores humanos e técnicos, e o relatório final deverá ser divulgado dentro de um ano. Além disso, a Polícia Federal também apura as causas do acidente, com a possibilidade de apontar culpados.

O Cenipa reuniu-se previamente com os familiares das vítimas para apresentar o relatório preliminar antes de divulgá-lo à imprensa.

***
Crédito da foto de capa: Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Você conhece o significado mórbido por trás dos postes listrados nas barbearias?

O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…

19 minutos ago

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

2 dias ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

2 dias ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

3 dias ago