curiosidades

Por que Isabel do voley perdeu a vida de forma tão repentina?

Nós costumamos pensar que atletas e ex-atletas possuem maior resistência física do que as “pessoas comuns”. Logo, frente a uma notícia abrupta e inesperada como a do falecimento de uma mulher como Isabel do voley, tendemos a nos pegar questionando a lógica das coisas. Mas o que realmente aconteceu?

Segundo noticiado no Metrópoles. Isabel foi internada na última terça-feira. No hospital, ela recebeu o diagnóstico de Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA).

Paula Barreto, produtora de um documentário sobre a vida de Isabel, trouxe a mídia a descrição do que aconteceu com Isabel:

“Fiz um call com ela na segunda-feira quando emplacamos o projeto que tenho com ela na HBO. Ela estava super feliz, me ligou depois eufórica. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda à noite, foi dormir e passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça, já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI (Centro de Terapia Intensivo). Detectaram que a bactéria já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4 da manhã hoje”, contou Paula, em uma mensagem enviada a um grupo de amigos de Isabel.

SARA: o que significa?

A SARA é um tipo de insuficiência respiratória que pode ser resultante de diversas doenças – infecciosas ou não –, como pneumonia, infecção em outro local, trauma ou pancreatite.

A condição causa o acúmulo de líquido nos pulmões e a redução de oxigênio no sangue, de acordo com a médica infectologista Ana Helena Germoglio. “Grande parte dos paciente desenvolve SARA devido a quadros infecciosos”, afirma Ana Helena para o Metrópoles.

Complicações

Como consequência, o paciente sofre de falta de ar com desconforto respiratório, coloração azulada na pele, nos lábios e nas unhas (cianose) e taquicardia.

De acordo com a infectologista, a SARA deve ser considerada uma condição grave. O tratamento deve ser feito em unidade de terapia intensiva (UTI), com foco na doença de base que causou a SARA.

“A SARA deve ser tratada como doença grave, uma emergência médica, com internação em UTI”, afirma.

Uma grande perda

Infelizmente, a atleta de vôlei Isabel Salgado morreu na madrugada desta quarta-feira (16/11) devido as complicações da doença. Ela tinha 62 anos e estava internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

***

Com informações de Metrópoles

 

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Será que você é autista e nem sabe? Sinais para ficar atento na vida adulta

O autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento presente desde a infância, muitas vezes permanece não diagnosticado…

1 dia ago

Esta comédia romântica natalina é o clichê perfeito para trazer ainda mais magia ao seu Natal

Procurando um filme leve e divertido para assistir? "Amor com Data Marcada" (Holidate, no original),…

1 dia ago

Uma comédia romântica natalina da Netflix para aquecer o coração da sua família

Procurando um filme leve, divertido e com uma pitada de reflexão para assistir neste Natal?…

1 dia ago

A nova minissérie da Netflix está hipnotizando os espectadores com apenas 4 episódios

Se você é fã de dramas intensos e de narrativas cheias de adrenalina, não pode…

2 dias ago

O que significa o copinho de água que vem junto do café? Entenda

Se você é um amante do café, provavelmente já viveu a experiência de receber um…

2 dias ago

Scheila Carvalho se choca com a própria aparência após remover ácido hialurônico do rosto

A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…

2 dias ago