Quem nunca perdeu a noção do tempo enquanto mexia no celular no banheiro? Apesar de parecer inofensivo, permanecer sentado no vaso sanitário por mais de 10 minutos pode acarretar consequências para a saúde. Especialistas alertam para os riscos que vão desde hemorróidas até o desenvolvimento de câncer de cólon.
Lai Xue, do Centro Médico da Universidade do Texas Southwestern, explica que o assento do vaso aumenta a pressão nos vasos sanguíneos ao redor do ânus, ampliando o risco de hemorróidas. Além disso, o hábito de forçar a evacuação pode prejudicar os músculos da insuficiência pélvica, essenciais para a continência urinária e os movimentos intestinais, e levar ao prolapso retal.
Mais preocupante, porém, é a relação com o câncer de cólon. O gastroenterologista Lance Uradomo aponta que tumores no intestino podem causar obstruções, constipação e sangramento. “Tenho notado um aumento de jovens em busca de ajuda para constipação e hemorróidas, e muitos foram relatados supostamente com câncer de cólon”, afirmou Uradomo ao Globo.
Historicamente associado a pessoas com mais de 50 anos, o câncer de intestino tem sido diagnosticado cada vez mais em adultos jovens. Segundo a Sociedade Americana de Câncer (ACS), a incidência entre pessoas de 20 a 39 anos cresce entre 1% e 2,4% ao ano desde a década de 1980.
A oncologista Mariana Bruno Siqueira, do Instituto D’Or, explica que o aumento se deve a múltiplos fatores, como a falta de exames de rastreio para menores de 50 anos e hábitos de vida pouco saudáveis. “O sedentarismo, o consumo excessivo de ultraprocessados, a baixa ingestão de fibras e o tabagismo são fatores que impulsionam o crescimento desses casos em jovens”, destaca o especialista.
A ACS agora recomenda que o rastreamento por colonoscopia comece aos 45 anos, mesmo sem sintomas ou histórico familiar. Já para aqueles com parentes revelados com câncer colorretal, a avaliação deve ser feita ainda mais cedo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer colorretal é o terceiro mais incidente no Brasil, atrás apenas dos cânceres de pele, mama e próstata. Para reduzir os riscos, adotar hábitos saudáveis, como praticar, reduzir o consumo de carne vermelha e ultraprocessados e priorizar alimentos ricos em fibras, é fundamental.
Além disso, os especialistas reforçam: use o banheiro apenas pelo tempo necessário e deixe as redes sociais para outro momento. Sua saúde obrigado.
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…