Gustl Rosenkranz

Por que você deveria perdoar até mesmo quem não merece?

As reflexões abaixo surgiram da conversa entre eu e meu amigo Gustl Rosenkranz e serviram de script para o vídeo que se encontra no final do texto.

Vocês acham que vale a pena perdoar as pessoas? Mesmo as pessoas que não merecem?

Sim, vale a pena perdoar até mesmo quem não merece. Simplesmente porque nós merecemos.

Vocês já perceberam que quando guardamos mágoas de uma pessoa, quando temos rancor, quando temos ressentimentos… Vocês já perceberam como a gente lembra disso e o nosso organismo todo reage de uma maneira negativa. A gente se sente mal, a gente tem até vontade de falar da pessoa, porque parece que tem que por para fora aquilo, aquela coisa mal resolvida, aquele sentimento negativo que não nos faz bem em hipótese alguma.

Então, no momento em que perdoamos, nos afastamos dessa pessoa. Mesmo que não esqueçamos o que ela nos fez de mal, já que perdoar não significa que precisamos esquecer, nós ganhamos com o perdão, pois deixamos de nos ocupar com quem nos fez mal, a pessoa que nos feriu perde a importância na nossa vida e deixa de alugar espaço na nossa mente, de alugar espaço nos nossos sentimentos.

Perdoar, na verdade, não é você ter um discurso bonito de gratidão, ou dizer que está tudo lindo se você não sente isso. Não é isso. O perdoar está mais ligado a deixar o outro ir, a não se preocupar mais com ele para que passem os sentimentos ruins, para que você possa ter novamente paz interior e cuidar de si mesmo.

Se tem alguém que merece o perdão, esse alguém é você, para dar tempo para si mesmo, tempo para o sentimento se acalmar, tempo para a cabeça esfriar, tempo para desligar de algo/de alguém que lhe fez mal. É perceber que aquela pessoa, aquela situação e aqueles
sentimentos ruins não têm mais que ser o foco de suas atenções.

Então, se alguém não merece nosso perdão, que sejamos capazes de perdoar assim mesmo, não pelo outro, pois já sabemos que ele não merece, mas por nós mesmos.

Lembrem-se disso, quando tiverem com muita raiva ou ressentimento de alguém. Lembrem-se que essa pessoa não merece tudo isso que a gente está sentindo, não merece todo esse tempo que a gente está dedicando, não merece causar toda essa energia negativa em nossa vida. Se perdoamos alguém que nos fez mal, nos afastamos e nos libertamos. Se insistimos na mágoa e no ressentimento, nos deixamos dominar por essa pessoa.

Vamos refletir sobre isso, tentar entender o que está acontecendo e tentar mudar o foco, perdoando até mesmo quem não merece.

Você merece.

Abaixo, o vídeo que fala do tema:

Imagem de capa: CHOATphotographer/shutterstock
Josie Conti

JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

1 hora ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

10 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

11 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago