Ivonete Rosa

Por temer a rejeição, a vítima da relação abusiva aceita tudo

A forma como uma pessoa se comporta num relacionamento afetivo é o reflexo da forma como ela se percebe. No geral, as vítimas de relacionamentos abusivos aprenderam, ao longo da vida, que tudo é aceitável em nome do amor. Provavelmente, essa pessoa tenha vindo de um contexto familiar desajustado, onde, dentre tantas violências, presenciava o pai agredir a mãe, por exemplo.

Ela aprendeu a associar o amor à dor e ao desrespeito, então, ainda que ela adquira esclarecimentos teóricos sobre a forma saudável de se relacionar, aquilo que ela viveu na prática ainda terá um peso gigante para ela. Vale lembrar que esse quadro não é irreversível, contudo, é fundamental que a vítima se disponha a buscar essa desconstrução. O processo é lento, mas vale a pena investir todos os esforços nessa busca, que tem na psicoterapia individual, uma poderosa aliada.

As vítimas de relacionamentos tóxicos não se percebem como pessoas dignas e merecedoras de afeto e respeito, isso pode ser de forma consciente ou inconsciente. Elas não exigem nada do parceiro; elas se percebem como inferiores demais para manifestar alguma vontade. Tudo o que vier será aceito, e, como elas temem a rejeição, elas evitam, contrariar o parceiro.

Quando você olha aquela mulher bonita e interessante, ou aquele homem bacana vivendo essa realidade, é preciso entender que eles não se enxergam assim. Eles não têm a menor consciência da beleza física, ou de qualquer outra virtude. Eles se enxergam com uma lente completamente distorcida.

A construção da autoestima e a percepção de si como um sujeito digno de amor, de respeito, e dignidade poderá ser reforçada nos bancos das escolas e universidades, porém, as vivências da infância e as referências da família nuclear acabam falando mais alto. E esse ciclo tende a se reproduzir na vida dos descendentes dessa pessoa, pois ela estará ensinando aos filhos um modelo doentio de se vincular afetivamente.

Se você se identificou com esse conteúdo, busque ajuda profissional, invista em autoconhecimento, isso será o melhor investimento da vida.

***

Imagem de capa: Pexels

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Recent Posts

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

21 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

21 horas ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

22 horas ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago

Reese Witherspoon volta à comédia romântica neste filme encantador que conquistou o público da Netflix

Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…

3 dias ago

Dica Netflix: Filme com Chris Evans baseado em um inacreditável caso real vai salvar a sua noite

Baseado em uma história real de tirar o fôlego, este filme de ação estrelado por…

3 dias ago