Imagem: Reprodução
Aquela imagem de ser especial, aqueles desejos intermináveis que nos cercam, as necessidades de atenção e carinho, as metas para nos tornarmos melhores. Ego - uma palavra tão pequena para algo que toma um espaço tão grande em nós, não é mesmo? É essa a face que nos constrói. Todo o nosso passado o sustenta, todo o nosso presente o alimenta e todo o nosso futuro o desenvolve. Prazer, esse é o EGO.
Podemos dizer que, a todo momento, estamos o exercitando, seja ao nos elevar ou ao nos diminuir. Levamos o ego à academia – dos relacionamentos, do trabalho, da família, de toda a nossa vida – e, no final, ele sai fortalecido, achando que é tudo o que somos.
Ele domina nossas falas, nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas emoções, nosso corpo, nossos relacionamentos, nossas aparências e tudo mais no entorno. O ego é aquele pecado original, é aquele conhecido, como o bem e o mal, como ignorante, como instinto animal. Ele possui várias faces: pode ser o bom, pode ser o mau; pode ser o inteligente, pode ser o burro; pode ser o rico, pode ser o pobre; pode ser a alegria, pode ser a tristeza – ele está em todos esses adjetivos e formatos.
Perceba que o ego trabalha com opostos: ele traz a dor e a alegria, o desejo (a falta) e a sua satisfação, o belo e o feio, a vítima e o vilão. Todos esses opostos são complementares, sendo um o contraste do outro. Ele no mostra a tristeza, por também nos mostrar a alegria; a escassez, por mostrar a fartura; o conflito, por mostrar a sensação de paz.
O EGO TRABALHA COM OPOSTOS, COMO UMA MOEDA QUE, UMA HORA É CARA E NA OUTRA É COROA. UMA HORA É ALEGRIA, em OUTRA É TRISTEZA. UMA HORA É CONFLITO, na OUTRA É PRAZER.
Esse não é um fato novo: todas as religiões ou buscam domar/enjaular o ego, ou matá-lo. Todas as escrituras, testamentos, livros e canções (guita) procuram nos comunicar a verdade, seja por leis morais ou porconhecimento.
Nessa vida, o ego deve ser investigado e conhecido.
É necessário reconhecer onde está o seu ego nesse momento. Sobre quais objetos, pessoas, palavras ou locais ele está lhe indicando para pensar agora.
QUE DESEJO VOCÊ ESTÁ TENTANDO OBTER? QUE NECESSIDADE QUER SATISFAZER?
O ego joga sujo, inventa a perfeição só para você fazer de tudo para alcançá-la. Ele cria a tristeza e promete a felicidade na satisfação do desejo, só para você desejar mais e mais. Ele cria uma autoimagem, só para você fazer de tudo para preservá-la e melhorá-la. Ele inventa conflitos, para você se agitar e buscar paz em algum objeto, pessoa ou lugar.
Ele quer técnicas, práticas, cultos, rituais, curas, cursos, trabalhos, relacionamentos, entorpecentes, filosofias, novidades, livros, filmes, sexo e compras, para acabar com ou minimizar qualquer insatisfação. Ele cria a doença e a sua cura no mundo exterior.
Ele não gosta de olhar para dentro; na verdade, ele não suporta o silêncio. Ele não gosta de se sentir sozinho, por achar que só algo lá fora pode satisfazê-lo. Ele evita uma paz e uma felicidade suprema, a ponto de garantir a si mesmo que é impossível isso existir.
Bem isso tudo é o ego. Mas, e o que não é o ego?
QUEM É VOCÊ? QUEM É VOCÊ SEM ESSA MÁSCARA (PERSONA=PESSOA) DO EGO? O QUE É ISSO QUE É VOCÊ?
A partir do momento em que investigamos e conhecemos melhor o funcionamento do ego, uma porta se abre para o testemunho. O testemunho do que está acontecendo agora, do que se passa dentro de nós. Perceba que, dentro, também, é só um conceito e não necessariamente temos esse limite.
Que pensamentos estão aí? Você está onde agora? Está no passado, futuro ou no presente? O que o ego está tentando fazer? Que imagens ele lhe mostra? que conflitos ele cria? Quem ele diz que é você?
Investigue o que é o ego e como ele funciona. Veja quais são os seus moldes, os seus padrões, as suas heranças. Investigue, também, o que não é ele. Sem o ego e sem o corpo, o que sobra? Essa pergunta é o amor, que desperta, que traz consciência.
FELIZ DAQUELE QUE SUPEROU O EGO (BUDA)
“Um homem disse a Buda:
– EU QUERO felicidade.
Buda respondeu:
– Primeiro retire o EU, que é a sua imagem e vem do seu ego. Depois, retire QUERO, que é seu desejo e também vem do ego. Pronto, agora você é deixado com a felicidade, o que você realmente é.”
Namastê!
Virgilio
Um filme intensamente sedutor para assistir no conforto da sua privacidade depois de colocar as…
Esta série não sai do TOP 10 da Netflix desde a sua estreia; saiba os…
Se você já presenciou um casal adulto conversando em tons infantis, com vozes suaves e…
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…