A utilização de espaços públicos urbanos para a agricultura é uma prática que pode trazer inúmeros ganhos para a população e para a paisagem urbana de uma cidade. E a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, parece endossar esse pensamento, porque o prefeito da cidade, Rafael Greca, recebeu os responsáveis pela horta cultivada no bairro Cristo Rei, Ricardo Leinig e Mariana Steil; e os responsáveis pelas bananeiras plantadas no bairro Hugo Lange, Vanderlei e Lozano Silva. Eles tinham sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos.
Ao contrário do que se esperava, o prefeito de Curitiba apoiou a prática, suspendeu as ações contra os três responsáveis pela horta e ainda anunciou a criação de uma nova regulamentação junto ao ippuc- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, no intuito de estimular a agricultura urbana e solucionar casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com os três.
“A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito. Os responsáveis pela horta do Cristo Rei, Ricardo Leinig e Mariana Steil, também celebraram o resultado. Leinig explicou ao prefeito que medidas de segurança serão tomadas. “Para evitar a poluição, usamos plantas não comestíveis, que protegem as hortaliças”, contou.
Vanderlei, que foi à reunião com o prefeito acompanhado pela esposa, Kátia Regina Martins Souza, e o filho Téo, de cinco anos, explicou a origem da sua ideia de cultivar bananeiras na calçada da cidade: “Um dos motivos foi ensinar ao meu filho como é a natureza”. Lozano Silva também comentou que as plantas acabaram se tornando queridas da vizinhança e comemorou a decisão do prefeito.
E foi assim que a prefeitura de Curitiba resolveu preencher a cidade de verde. Que mais boas ideias como essa sejam semeadas!
***
Com informações de Prefeitura de Curitiba e Ciclovivo
Se você está procurando um filme para aquecer o coração nesse fim de ano, a…
O setor de jogos de cassino passou por uma transformação significativa devido aos rápidos avanços…
Apesar de parecer algo inofensivo, permanecer sentado no vaso sanitário por mais de 10 minutos…
Um ano após o grave atropelamento que o deixou internado por mais de um mês,…
Se você está à procura de um filmaço que mistura romance, humor e uma pitada…
Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…