A influenciadora digital Isabel Veloso deu à luz seu primeiro filho, Arthur, neste domingo (29). O parto foi antecipado devido ao diagnóstico de Linfoma de Hodgkin, um câncer do sistema imunológico, em estágio avançado. A gestação trouxe desafios tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê, que nasceu prematuro e está em observação na incubadora da maternidade, sem previsão de alta.
A pausa no tratamento oncológico foi necessária para preservar a saúde de Isabel e do bebê durante a gestação, segundo explicou o onco-hematologista Dr. Ivan da Costa Furtado em entrevista à CARAS Brasil. “Linfoma de Hodgkin é um câncer que afeta células do sistema imunológico, os linfócitos, pode haver interferência na gestação pois, para evitar toxicidade ou riscos ao bebê, em alguns casos o tratamento precisa ser adiado ou interrompido”, afirmou o especialista.
Isabel deve retomar o tratamento contra o linfoma em breve, mas, até lá, precisará seguir uma série de cuidados recomendados pelo médico. Entre as orientações estão: manter boa alimentação, atenção rigorosa à higiene, evitar aglomerações e contato com pessoas doentes, além de seguir o planejamento terapêutico prescrito.
Outro ponto de atenção será a amamentação, pois existe um risco preocupante de toxicidade do bebê. “Atentar para o adequado aleitamento, talvez seja necessário o uso de fórmulas pois algumas medições podem passar pelo leite materno e causar alguma toxicidade ao bebê”, ressaltou Dr. Ivan.
Apesar do momento delicado, Isabel compaetilhou nas redes sociais sua gratidão pela chegada de Arthur, que simboliza um raio de esperança em meio à luta contra a doença. Seguida por milhões, a influenciada tem recebido mensagens de apoio de fãs e amigos, que torcem por sua recuperação e pela saúde do recém-nascido.
Veja a primeira foto de Arthur compartilhada nas redes da mãe:
***
Fotos: Reprodução/Redes sociais