Se você é um entre os muitos apaixonados pela noite e pelos magníficos espetáculos que ela nos proporciona com um simples olhar para o céu, preste atenção a essa notícia: A noite deste sábado (31) vai ser especial! Isso porque será noite de Lua Azul, um fenômeno incomum que ocorre a cada 2,5 anos, aproximadamente, devido à duração dos ciclos lunares.
É preciso dizer, entretanto, que a Lua não é realmente azul. Trata-se de uma lua cheia da cor que a maioria das luas cheias são vistas. O que a faz tão especial é porque ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma. De qualquer forma, uma lua cheia é sempre um espetáculo formidável. Alguém discorda?
A última vez que fomos presenteados com uma Lua Azul foi foi em 31 de março de 2018. Neste ano, ela surgirá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos. O evento cósmico só voltará a ocorrer depois disso em 2023.
A Nasa explica em seu site que este fenômeno ficou conhecido como Lua Azul na década de 1940, quando o Maine Farmer’s Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos não conseguiam entendê-la.
Com o intuito de explicar o evento em linguagem simples, a revista Sky & Telescope publicou um artigo em 1946 intitulado ‘Uma vez em uma lua azul’. O autor, James Hugh Pruett (1886-1955), citou o almanaque do Maine de 1937 e disse: “A segunda (Lua Cheia) em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul.”
A Lua Azul tem inspirado livros, filmes e músicas, como a inesquecível Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.
Então fica a dica, na noite deste 31 de outubro que tal colocar para tocar Blue Moon enquanto você admira a Lua Azul magnânima no céu? Com certeza melhor programa não há.
***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Imagem de capa meramente ilustrativa
Caracteres invisíveis são caracteres Unicode especiais que parecem invisíveis aos olhos humanos, mas desempenham um…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…
A polícia está tentando desvendar o mistério por trás do óbito de Derek Sink, de…
O garoto de 13 anos foi o único sobrevivente de um trágico naufrágio ocorrido em…