A cantora e empresária Preta Gil, de 50 anos, compartilhou em entrevista ao programa “Conversa com Bial” da TV Globo, na última terça-feira (27), um dos momentos mais impactantes de sua recuperação após enfrentar uma sepse. Durante a conversa com o apresentador Pedro Bial, a artista revelou um conselho marcante dado por seu pai, Gilberto Gil, enquanto ela lutava pela vida.
Preta contou que, em meio à batalha contra a infecção generalizada que quase lhe custou a vida, seu pai a aconselhou a aceitar a possibilidade de partir, caso não tivesse mais forças para continuar. “Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela e vamos voltar para ela, isso faz parte da vida”, disse Gilberto Gil, conforme relatado no novo livro de Preta, “Preta Gil: Os primeiros 50”. Ele ainda acrescentou: “Se estiver muito pesado para você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando.”
Esse conselho, segundo a cantora, foi crucial para que ela tomasse consciência da gravidade de seu estado e reunisse forças para continuar lutando pela vida. “Aquilo virou uma chave na minha cabeça porque em nenhum momento ninguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ainda. O pai trouxe a realidade e eu falei: ‘Não quero morrer, não. Não chegou a minha hora, não’. E funcionou muito”, relatou. “Foi ótimo ele ter disso isso para mim porque eu estava na merda.”.
Preta também mencionou que seu pai, ao lhe dar esse conselho, provavelmente revivia sua própria experiência em 2016, quando enfrentou uma grave insuficiência renal e chegou a cogitar desistir do tratamento. “Ele deu uma desistida uma hora. Ele falou: ‘Não está dando para mim, eu não quero mais esse tratamento, esse tratamento vai me matar’. Ele pediu que os médicos suspendessem o tratamento que ele tava fazendo. Acho que ele se colocou nesse mesmo lugar”, disse.
A volta da doença
A cantora revelou recentemente que o câncer, contra o qual ela lutava, voltou. Em um vídeo publicado em suas redes sociais no último domingo (25), a cantora compartilhou que a doença foi encontrada em quatro novos locais: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e uma lesão no ureter. “Não só no meu caso, como no caso de 40% das pessoas que tem um câncer primário e foi o que aconteceu comigo, o meu câncer voltou”.
A notícia abalou os fãs, mas Preta Gil se mantém firme na luta contra a doença, refletindo o espírito de determinação que marcou sua trajetória até aqui.