Nesta quarta-feira, 5 de junho, o Reino Unido celebra uma das comemorações dos 80 anos do Dia D, também conhecido como Operação Overlord, marcando os desembarques na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. O evento contou com a presença do Rei Charles III, da Rainha Camilla e do Príncipe William, que se reuniram com veteranos para honrar esta data histórica.
Segundo o MSN, em seu discurso, o Príncipe de Gales leu um trecho do diário do Capitão Alastair Bannerman, um soldado que participou do Dia D. William expressou sua profunda honra em estar com os veteranos do desembarque na Normandia e declarou:
“Sempre nos lembraremos daqueles que serviram e daqueles que os dispensaram. As mães e os pais, os irmãos e as irmãs, os filhos e as filhas que viram os seus entes queridos irem para a batalha, sem saber se algum dia regressariam. Hoje, recordamos a bravura daqueles que cruzaram este mar para libertar a Europa, daqueles que garantiram o sucesso da Operação Overlord e daqueles que esperaram pelo seu regresso em segurança.”
O evento também trouxe à tona preocupações sobre o estado de saúde da Princesa de Gales, Kate Middleton, que está afastada de seus deveres reais públicos devido ao tratamento contra o câncer. Segundo informações da revista People, William foi questionado por um veterano sobre a saúde de Kate. Em resposta, ele afirmou:
“Ela está melhor, obrigada. Ela teria adorado estar aqui hoje.”
O Príncipe William também compartilhou uma conexão pessoal durante o evento. Ele revelou que estava conversando com mulheres que trabalharam em Bletchley Park como decifradoras de códigos, assim como a avó de Kate, Valerie Middleton. Ele mencionou:
“Eu estava lembrando a todos como a avó dela serviu em Bletchley, então ela tinha bastante em comum com algumas das senhoras daqui.”
E, mais cedo, William contou aos presentes:
“A avó da minha esposa fez o mesmo que você. Catherine só descobriu no fim da vida.”
A presença e as palavras do Príncipe William trouxeram não apenas uma homenagem sincera aos veteranos do Dia D, mas também um toque pessoal e emocional ao evento, reforçando a importância de lembrar e honrar aqueles que serviram e seus familiares.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…
Este filme que fez enorme sucesso nos cinemas e agora está disponível na Netflix retrata…
Theo, de 10 anos, esteve com o pai no show do Linkin Park em São…