A professora Núbia Rocha, da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, em Santana do Acaraú (CE), é detentora de um feito e tanto. Para a alegria dela e principalmente dos seus alunos, ela acertou o tema cobrado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado neste domingo (21).
Duas semanas antes da aplicação da prova, a professora Núbia trabalhou em sala de aula com alunos da 3ª série do ensino médio o assunto da invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais.
O tema da redação este ano foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Depois de concluírem a prova, os alunos de Núbia lembraram de agradecê-la. “Não só acertei, como avisei aos alunos que a minha intuição me dizia que esse seria o tema. Minha reação foi um misto de riso e choro. [Os alunos] me falaram que a redação foi a prova mais fácil”, disse a docente ao G1.
Núbia tem como missão estimular entre seus alunos o hábito da leitura e da escrita tanto pela busca por um bom desempenho em provas como pela construção de um pensamento crítico e cidadão.
“Somos seres de comunicação. A leitura e a escrita são atividades básicas de todo o processo de ensino e aprendizagem”, diz a professora.
Ao G1, a estudante Lucivânia Santos contou que chegou a tirar nota máxima no exercício que fez dias atrás com a professora Núbia e, por isso, acredita ter tido bom desempenho no Enem.
“Quando vi o tema da redação, fiquei tão nervosa e surpresa, que custei a acreditar que fosse real”, conta. “O trabalho de escrita foi feito ao longo de todo o ano, inclusive nas aulas que tivemos online, o que nos ajudou a ter mais fluência na hora da avaliação”, relembra a aluna.
Millena Évila da Silva, que também fez a prova do Enem, agradeceu a professora. “Você não tem noção da felicidade que senti quando abri a prova e vi a proposta de redação. Só conseguia pensar: ‘Núbia acertou’. Quando você (Núbia) passou esse tema, eu não vou mentir, odiei. Mas, graças a você consegui fazer uma boa redação”, reconheceu a jovem.
***
Redação Conti Outra, com informações de G1.