Professora de 92 anos melhora de saúde alfabetizando sua cuidadora

Ensinar e aprender algo sobre o mundo tem um poder de transformar a nossa interação com o mundo, e transformar para melhor. A professora Ione Nóbrega, aposentada de 92 anos, tem uma história que nos instiga a pensar sobre isso. Alguns dias atrás ela se sentia apática e o corpo muito mais adoecido, porém este quadro começou a mudar quando ela teve espaço para a prática que é apaixonada; lecionar.

Ao tomar conhecimento que sua recém-contratada cuidadora, Maria, de 35 anos, não sabia ler nem escrever, Ione passou a usar de sua experiência para alfabetizá-la.

“Quando a vovó soube disso, tratou logo de perguntar se ela queria aprender. Com a resposta afirmativa, vovó começou a ensinar”, conta Manuela Praxedes, advogada de 32 anos e neta de dona Ione, em entrevista ao site SNB.

 

A cuidadora de Ione, Maria, mãe de três meninos, topou na hora. A possibilidade de ajudar com seus conhecimentos uma pessoa deu ânimo novo para dona Ione que quando mais jovem alfabetizava e aconselhava centenas de alunos. O prazer de ser mestre afetou positivamente seu corpo e sua mente, melhorando significadamente sua qualidade de vida.

A professora aposentada é moradora de Fortaleza, no Ceará. No passado esteve como proprietária do tradicional colégio Instituto Nóbrega, sediado na capital cearense. Dona Ione e Maria fazem as aulas à mesa todos os dias pela manhã, antes do início do expediente da cuidadora.

As aulas, iniciadas de março, estão surtindo resultados positivos. A neta de Ione, Manuela, fez esta foto do caderno de Maria do seu primeiro ditado completo, com algumas palavras escritas, expondo o progresso da cuidadora.

contioutra.com - Professora de 92 anos melhora de saúde alfabetizando sua cuidadora

Via Psicologias do Brasil







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.