Uma professora de língua portuguesa foi demitida pelo Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, localizado em Videira, Santa Catarina, após a divulgação de um vídeo em que ela ensinava linguagem neutra aos estudantes. O episódio provocou um debate acalorado sobre questões de identidade de gênero e liberdade de expressão no ambiente escolar.
No vídeo, que circulou amplamente nas redes sociais, a professora, cuja identidade não foi revelada, é ouvida dizendo: “Se você fosse uma [pessoa] não-binária […] e te ofendesse ser chamada de ‘todos’, porque ‘todos’ não abrange teu ‘tipo’ de gênero [sic], você teria que engolir, porque você é minoria.”
A diretora do colégio, Anelisa Derissio Mantoani, tomou a decisão de demitir a docente após a divulgação do vídeo. Em um comunicado enviado aos pais dos alunos na sexta-feira passada (22), Mantoani explicou que a professora estava alocada para lecionar em três séries do ensino fundamental.
No site da instituição, a proposta pedagógica do colégio destaca o objetivo de capacitar os alunos a se posicionarem “de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais”. Além disso, enfatiza a busca por um “convívio social democrático”, fundamentado no “respeito, cooperação e solidariedade”.
Escola católica de Videira/SC demite professora de português que “ensinava” linguagem neutra para seus alunos. Parabéns à escola. Colégio é lugar para transmissão de conhecimento e não para doutrinação ideológica. pic.twitter.com/KfymS2D8v2
— Carlos Jordy (@carlosjordy) September 23, 2023
O UOL tentou obter mais informações junto à escola, mas duas funcionárias que preferiram permanecer anônimas apenas afirmaram que a questão “foi resolvida internamente” e comunicada aos pais.
Até o momento, não foi possível contatar a professora demitida para obter seu posicionamento sobre o ocorrido.
Com informações de UOL