Professora negra é “presenteada” por aluno com uma esponja de aço

No Dia Internacional da Mulher, uma professora negra de português da rede pública do Distrito Federal foi vítima de um ataque racista dentro da sala de aula.

Durante a aula, um aluno de 17 anos da Escola Centro Médio 9, em Ceilândia, entregou um pacote para a docente, que ele afirmou ser um presente em homenagem à data, mas na verdade continha uma esponja de aço. O momento foi gravado pelos colegas da turma e o vídeo viralizou nas redes sociais.

O vídeo mostra o momento em que o pacote é entregue para a porfessora, que fica surpresa: “Gente, recebi um presente!”. Mas ela fica constrangida logo que entende do que se tratava. Uma aluna diz para que a educadora não aceite o presente e ela responde “tudo o que vai, volta”. Agradece ao aluno que entregou o “presente”, enquanto os outros alunos riem da situação.

A Secretaria de Educação afirma que a escola irá se reunir com o estudante e com a educadora para discutur o caso. Em nota, afirma que “repudia qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos”.

A diretora da escola pediu que o aluno escreva uma carta de desculpas para ler em sala de aula e os pais do estudante já foram informados. A escola ainda não registrou um boletim de ocorrência, pois a professora ainda não foi ouvida. O caso será investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Taguatinga.

A professora optou por não se pronunciar sobre o ocorrido.

***
Redação Conti Outra, com informações do Mundo Negro.
Fotos: Reprodução/Redes sociais.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.