No Dia Internacional da Mulher, uma professora negra de português da rede pública do Distrito Federal foi vítima de um ataque racista dentro da sala de aula.
Durante a aula, um aluno de 17 anos da Escola Centro Médio 9, em Ceilândia, entregou um pacote para a docente, que ele afirmou ser um presente em homenagem à data, mas na verdade continha uma esponja de aço. O momento foi gravado pelos colegas da turma e o vídeo viralizou nas redes sociais.
O vídeo mostra o momento em que o pacote é entregue para a porfessora, que fica surpresa: “Gente, recebi um presente!”. Mas ela fica constrangida logo que entende do que se tratava. Uma aluna diz para que a educadora não aceite o presente e ela responde “tudo o que vai, volta”. Agradece ao aluno que entregou o “presente”, enquanto os outros alunos riem da situação.
A Secretaria de Educação afirma que a escola irá se reunir com o estudante e com a educadora para discutur o caso. Em nota, afirma que “repudia qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos”.
A diretora da escola pediu que o aluno escreva uma carta de desculpas para ler em sala de aula e os pais do estudante já foram informados. A escola ainda não registrou um boletim de ocorrência, pois a professora ainda não foi ouvida. O caso será investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Taguatinga.
A professora optou por não se pronunciar sobre o ocorrido.
Racismo não é brincadeira! E professor merece respeito! Asco de ver uma cena como essa, um estudante do Ensino Médio no Distrito Federal "presentear" a docente pelo Dia da Mulher com uma esponja de aço. Racismo é crime hediondo, mata, fere, exclui e precisa ser extirpado da… https://t.co/3hpf9MrTbR pic.twitter.com/IDlA7MiOio
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) March 14, 2023
***
Redação Conti Outra, com informações do Mundo Negro.
Fotos: Reprodução/Redes sociais.