Em meio a uma discussão cada vez mais acirrada sobre o tratamento reservado aos migrantes latinos em solo estadunidense, uma cena quase idílica vêm chamando a atenção de pessoas do mundo todo. Na fronteira México-Estados Unidos, uma gangorra instalada por professores permite que crianças dos dois lados da fronteira, separadas inicialmente por tensões políticas, brinquem juntas em perfeita harmonia.
As gangorras, pintadas de cor-de-rosa, foram instaladas por dois professores ao longo da fronteira entre o Sunland Park, no Novo México (EUA), e Ciudad Juárez, no México.
“O muro tornou-se um ponto de apoio para as relações EUA-México, e os adultos foram conectados de maneira significativa em ambos os lados com o reconhecimento de que as ações que acontecem de um lado têm uma consequência direta para o outro lado”, explicam Ronald Rael, professor de arquitetura, e Virginia San Fratello, professora de design.
A ideia das gangorras surgiu quando Donald Trump se tornou presidente dos Estados Unidos com a promessa de que construiria um muro na fronteira dos EUA com o México. Em um post no Instagram, Rael disse que ele e Fratello tiveram a ideia há 10 anos.
O vídeo compartilhado pelo professor mostra crianças e adultos de ambos os lados rindo, conversando e se divertindo enquanto brincam nas gangorras cor-de-rosa. A instalação ganhou mais visibilidade e rodou o mundo depois que o ator mexicano Mauricio Martínez destacou o projeto em sua conta no Twitter.
Batizado de “Muro Gangorra” (Teetertotter Wall), o projeto foi realizado logo após a Suprema Corte dos EUA afirmar que o governo de Donald Trump tinha autorização para gastar US$ 2,5 bilhões de orçamento militar para construir o muro prometido em sua campanha para presidente.
E assim as crianças dão mais uma lição de civilidade e empatia aos adultos.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Razões para Acreditar
Foto: Reprodução/Instagram @rrael
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…
A polícia está tentando desvendar o mistério por trás do óbito de Derek Sink, de…
O garoto de 13 anos foi o único sobrevivente de um trágico naufrágio ocorrido em…
Você já se perguntou o que pode estar por trás dos seus pesadelos mais angustiantes?…