O cavalo Caramelo, que comoveu o país ao ser resgatado de cima do telhado de uma casa inundada em Canoas, no Rio Grande do Sul, na última semana, encontrou um novo destino extraordinário. Agora, ele é a peça central de uma belíssima obra de arte que foi leiloada por um valor notável de R$ 130 mil.
A icônica imagem de Caramelo, representando a resiliência do povo gaúcho em meio à adversidade, foi imortalizada em um quadro concebido pelo talentoso artista plástico argentino, José Acuña.
O QUADRO
Ver esta publicação no Instagram
A inspiração para pintar o retrato do destemido Caramelo veio do diretor do Programa Cavalos, Jônio Salles, que solicitou a colaboração do artista argentino, residente em Porto Alegre.
“Ele me perguntou se seria possível realizar essa pintura, esse retrato. Eu disse que sim, que poderíamos encontrar uma solução, embora não fosse viável usar tinta a óleo devido à sua secagem. Mas encontramos uma maneira”, compartilhou o artista José Acuña.
O LEILÃO
O leilão do quadro ocorreu na noite de segunda-feira (13 de maio), com transmissão pelo canal do YouTube do Programa Cavalos. O lance vencedor, alcançando a expressiva quantia de R$ 130 mil, será integralmente destinado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Ver esta publicação no Instagram
Além do quadro, a ONG local também está comercializando camisetas e moletons estampados com a emblemática imagem de Caramelo. Todos os lucros provenientes das vendas serão revertidos para auxiliar aqueles afetados pelas chuvas no estado.
Ver esta publicação no Instagram
A cena do cavalo Caramelo, erguido no telhado de uma residência em Canoas, foi inicialmente capturada pelo helicóptero da TV Globo durante o programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, em 8 de maio. A comovente imagem mobilizou o Brasil, culminando no resgate ao vivo do equino, transmitido por emissoras nacionais no dia seguinte.
Essa emblemática demonstração de resistência rodou o mundo, transformando Caramelo em um dos símbolos mais marcantes da recente tragédia no Rio Grande do Sul.
Até o momento, de acordo com dados do Governo do Brasil, mais de 11 mil animais afetados pelas enchentes no estado foram resgatados. Esse trabalho heroico é realizado por voluntários e agentes de segurança estaduais, abrangendo não apenas cães e gatos, mas também aves, guaxinins e, claro, cavalos como o valente Caramelo.