Desafiadoras, imersivas e, às vezes emocionantes, as chamadas “escape rooms” caíram nas graças do público no Brasil e no mundo.
Se você não sabe do que se trata, aqui vai uma descrição rápida: os jogadores são trancados em uma sala e devem resolver uma série de enigmas para escapar em um determinado período de tempo. A sala pode ter um tema específico, que pode ir desde terror e suspense a aventura e mistério.
A popularidade do jogo fez com que milhares de escape rooms surgissem em todo o planeta, mas uma delas ganhou reconhecimento internacional ao ser eleita a melhor do mundo por um painel de especialistas.
Mas por que ela é tão especial e por que há tanto interesse em participar do jogo?
Quando pensamos em Grécia, escape rooms não são a primeira coisa que nos vem à mente. Embora seja verdade que a rica história do país mediterrâneo sirva de inspiração para vários jogos on-line (não é preciso ir muito longe para encontrar uma demonstração de Gates of Olympus com tema da Grécia Antiga ou um videogame ambientado na época dos espartanos, por exemplo), pensar em pessoas trancadas em um quarto escuro quando elas têm o estilo de vida grego ao ar livre é um pouco estranho.
Mas a escape room que ganhou o prêmio tem sede em Atenas. A Lockhill oferece aos jogadores uma emoção sensorial verdadeiramente única.
Descrito como uma experiência atmosférica que gira em torno de uma história de terror, o jogo é construído com muita atenção aos detalhes de iluminação, música, decoração e narrativa para que os jogadores sejam totalmente imersos na experiência.
A história se desenrola lentamente em várias visitas a diferentes locais e cômodos, com pistas e quebra-cabeças que montam o enredo geral. Cada sala é criada pela própria equipe de jogadores, o que torna o jogo um desafio único e emocionante.
A Lockhill é diferente de outras escape rooms, pois a história é entrelaçada no jogo dando a sensação de que se está em um jogo de aventura. As avaliações on-line o descrevem como tendo uma “decoração de cair o queixo” e um “roteiro incrível”; um jogador disse até mesmo ser “de longe o melhor evento que já experimentou”.
Mas essa sala pode não agradar a todo mundo. Afinal de contas, um jogotão envolvente pode ser pesado demais se houver personagens sinistros e efeitos especiais sangrentos.
Se o terror não é sua praia, nada de desânimo. Felizmente, há uma grande variedade de temas de escape room para você conferir.
O projeto Top Escape Rooms oferece uma visão especializada de algumas das melhores salas existentes. Sua equipe de especialistas avalia vários recursos, incluindo “fatores de entusiasmo”, localização e preço, para fazer recomendações aos seus leitores.
Embora a Lockhill figure em sua lista como a melhor sala do mundo, aqui estão três outras ótimas opções que o projeto apresenta.
Comecemos pela mais incomum: a Birth Machine (Máquina de Nascimento) foi projetada para simular a experiência do seu próprio nascimento a partir da perspectiva do bebê… em um quarto de hotel aconchegante.
Apesar dessa premissa no mínimo estranha, os críticos elogiam a criatividade e a execução do tema, assim como a trilha sonora, o design do cenário e os enigmas. Eles mencionam que o projeto não recebeu tanta atenção quanto merecia, possivelmente devido ao mercado limitado escape rooms na Itália.
Se você gostaria de reviver seu nascimento ou não é decisão sua, mas as pessoas que o fizeram parecem estar contentes com a experiência.
A escape room Molly’s Game oferece uma experiência emocionante inspirada no filme de 2017 A Grande Jogada, estrelado por Jessica Chastain. A sala conta com um design elaborado e os jogadores trabalhando em equipe para resolver as charadas e pistas dentro do prazo determinado.
Para escapar é preciso raciocínio lógico, atenção a detalhes e trabalho em equipe, o que mantém os participantes envolvidos e entretidos.
Com um enredo bem elaborado e enigmas inteligentes, a Molly’s Game é uma excelente opção para grupos que buscam uma aventura emocionante nos Países Baixos.
Ainda nos Países Baixos, a The Dome é uma experiência emocionante que transporta os jogadores para um universo paralelo.
Ao chegar, eles são imersos em um ambiente de tecnologia de ponta e efeitos especiais enquanto tentam resolver enigmas complexos e superar obstáculos físicos para escapar dentro do prazo.
O enredo envolvente do The Dome conquistou completamente um crítico que disse o seguinte: “Se eu jogar em 2500 escape rooms e a The Dome não for a minha preferida, a Terra provavelmente terá saído do seu eixo. Não é que eu não queira jogar um jogo melhor, mas estou convencido de que isso é impossível.”
Para concluir, vale lembrar que uma escape room de nível mundial parece precisar ser mais estimulante mentalmente do que fisicamente se tomarmos os exemplos acima como referência. Como seres humanos, gostamos de trabalhar em equipe para sair de enrascadas, em vez de ficarmos paralisados pelo medo.
As escape rooms que conseguem apresentar exercícios de solução de problemas com habilidade e propor surpresas são as que parecem se sair melhor.
Imagem de capa: Foto de Kelly Sikkema em unsplash.com
A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…
O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…
Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…
Baseado em uma história real de tirar o fôlego, este filme de ação estrelado por…
Esse suspense indicado ao Oscar é o filme ideal para quem aprecia uma trama sobre…
Um filme que seduz o público com uma trama repleta de suspense e reviravoltas surpreendentes.