Imagem de capa: livertoon/shutterstock
A internet é utilizada diariamente por 3,2 bilhões de pessoas no mundo, mas será que sabemos utilizá-la com responsabilidade e ética?
Infelizmente, tornou-se “comum” ouvir, nos noticiários, que jovens se suicidaram por não aguentarem a pressão das redes sociais e aplicativos virtuais, assim como às vezes ouvimos que pessoas foram consideradas culpadas por algo que nem cometeram.
É difícil imaginar a dimensão que fotos, vídeos e palavras podem alcançar, quando circuladas em redes sociais, tal como aquela famosa corrente que vai sendo passada de um para o outro e, de repente, já “viralizou”, alcançando milhares de pessoas.
A grande maioria dos suicídios relacionados à internet é de adolescentes mulheres que foram vítimas de pessoas com que se relacionavam. Geralmente, quem coloca fotos ou vídeos nas redes e aplicativos são homens e têm participação nestes. Adolescentes e adultos jovens têm poucos recursos mentais para lidar com a pressão e o bullying que a internet pode trazer, pois a adolescência é uma fase em que precisamos ser aceitos e reconhecidos pelo grupo a que pertencemos.
Para ajudar na reflexão e orientação dos adolescentes no uso ético e responsável da internet, seguem 8 tópicos:
Enfim, trata-se de um assunto de grande importância, ou seja, precisamos refletir sobre o modo que estamos usando diariamente a internet. Todos nós.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…
Este filme que fez enorme sucesso nos cinemas e agora está disponível na Netflix retrata…
Theo, de 10 anos, esteve com o pai no show do Linkin Park em São…