Imagem de capa: livertoon/shutterstock
A internet é utilizada diariamente por 3,2 bilhões de pessoas no mundo, mas será que sabemos utilizá-la com responsabilidade e ética?
Infelizmente, tornou-se “comum” ouvir, nos noticiários, que jovens se suicidaram por não aguentarem a pressão das redes sociais e aplicativos virtuais, assim como às vezes ouvimos que pessoas foram consideradas culpadas por algo que nem cometeram.
É difícil imaginar a dimensão que fotos, vídeos e palavras podem alcançar, quando circuladas em redes sociais, tal como aquela famosa corrente que vai sendo passada de um para o outro e, de repente, já “viralizou”, alcançando milhares de pessoas.
A grande maioria dos suicídios relacionados à internet é de adolescentes mulheres que foram vítimas de pessoas com que se relacionavam. Geralmente, quem coloca fotos ou vídeos nas redes e aplicativos são homens e têm participação nestes. Adolescentes e adultos jovens têm poucos recursos mentais para lidar com a pressão e o bullying que a internet pode trazer, pois a adolescência é uma fase em que precisamos ser aceitos e reconhecidos pelo grupo a que pertencemos.
Para ajudar na reflexão e orientação dos adolescentes no uso ético e responsável da internet, seguem 8 tópicos:
Enfim, trata-se de um assunto de grande importância, ou seja, precisamos refletir sobre o modo que estamos usando diariamente a internet. Todos nós.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…