Um relatório do grupo de pesquisadores da universidade britânica Imperial College de Londres apontou que a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil registrou leve queda, o que aponta para uma estabilização do contágio.
O índice de contágio nesta semana, segundo os cientistas, ficou em 0,94. Quando o indicador está abaixo de 1, há indícios de desaceleração do surto e, acima disso, ele tem tendência de alta.
Há duas semanas, o índice de contágio já tinha ficado abaixo de 1, registrando mais precisamente 0,98. Na semana passada, entretanto, a taxa voltou a subir para 1. De acordo com os especialistas, apesar das duas quedas no período de três semanas, não há base para concluir que a pandemia está em aceleração ou desaceleração, pois as variações são pequenas e estão dentro de uma margem de erro.
Os pesquisadores do Imperial College ainda fazem questão de frisar que os resultados brasileiros devem ser “interpretados com cautela” porque a notificação de óbitos e casos no País está mudando.
Nas últimas semanas, o Ministério da Saúde decidiu aceitar registros de casos diagnosticados por critérios clínicos e de imagem, ou seja, por meio do histórico de sintomas e exames que mostrem o comprometimento pulmonar do doente, como tomografia e ressonância. Desta forma, passou a ser desnecessária a confirmação laboratorial através de exame PCR ou sorológico.
O cálculo realizado pelo Imperial College usa um modelo matemático que considera o número de óbitos confirmadaos a cada semana e estima o nível de transmissão do vírus mesmo com a subnotificação.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Terra
Photo by Anastasiia Chepinska on Unsplash
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…