Por Estude na USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=260248
– Editorias:A USP abre nesta segunda-feira, 22 de julho, as inscrições para as atividades do segundo semestre de 2019 do programa USP Aberta à Terceira Idade (Uati). Em sua 51ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza 4.560 vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos.
Comunicação Interna e Cultura Organizacional, Jornalismo Esportivo, Empreendedorismo e Modelos de Negócios, Ações Educativas na Prática de Enfermagem, Hidráulica, Produção Audiovisual em Comunicação Digital, Noções e Desenho Técnico de Instalações Industriais, Princípios de Gestão da Produção e Logística estão entre os 252 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Liang Gong [prática corporal chinesa], Ginástica Adaptada, Técnicas Meditativas, Alongamento e Pilates e Yoga. Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Dança do Ventre, Oficinas de Memória, Artesanato, Teatro e aulas de viola, violão, piano, guitarra, canto e teoria musical. Ao todo são disponibilizados 113 programas culturais e esportivos que somados aos cursos regulares totalizam 365 opções ao público 60+.
Ao mesmo tempo em que disponibiliza vagas aos idosos e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da USP, o programa se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.
“Neste semestre, além dos cursos oferecidos realizaremos encontros para discutir temas ligados ao envelhecimento. A intenção é expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade. Os encontros serão realizados em parceria com o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP e com a Unibes Cultural. Memória, meditação, preconceito, cuidados paliativos e capital financeiro estão entre as atividades previstas”, relata o médico Egídio Dórea, coordenador do programa.”
Além das parcerias, a Uati abre inscrições para a primeira edição do concurso e exposição fotográfica O Olhar do 60 +. Para participar os interessados precisam ter mais de 60 anos e residir em São Paulo. As inscrições, gratuitas, são realizadas de 19 de julho a 19 de agosto, exclusivamente pela internet. Os selecionados terão suas obras expostas no Centro Universitário Maria Antonia da USP.
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
USP Aberta à Terceira Idade
- Relação completa de atividades | Disponível no site.
- Inscrições para disciplinas regulares | De 22 a 26 de julho de 2019
- Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada
- Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, portanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site
- Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos
- Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, ou pelo e-mail [email protected]
Concurso e exposição O Olhar do 60 +
Inscrições até 19 de agosto pelo site. Com tema livre, o participante pode selecionar as seguintes categorias: fotografia de arquitetura, fotografia social, fotografia abstrata, fotografia de meio ambiente /natureza /paisagem, fotografia de família, fotojornalismo, fotografia urbana, fotografia de moda e retrato.
Os interessados podem enviar até três imagens digitais e um pequeno texto descritivo para cada uma delas.
Elcio Silva / Comunicação Institucional PRCEU
Via Jornal USP