Quero meu direito de ser dramática!

Nem sempre, mas às vezes. Quero fazer e viver meu drama, me jogar na cama, passar horas lamentando um recado malcriado, uma unha quebrada ou uma mensagem ignorada.

Não quero ser sempre equilibrada, bem resolvida, analisada. Quero o direito de viver minhas reações, entender minha emoções, sucumbir às tentações e me arrepender de decisões.

A busca pelo equilíbrio é injusta. O mundo anda desequilibrado. Tem momentos em que um gemido vale bem mais do que uma longa explicação, um choro sentido alivia enormes tensões, e aquele desabafo repetitivo acaba por fazer sentido e acalma o coração.

O drama é uma forma exagerada, lamentosa, dolorida de vivenciar certas questões. O drama pertence mais às mulheres, embora muito homem saiba fazer drama como ninguém.

O drama dá peso, forma e consistência para um problema. Personifica, divide-se em capítulos, episódios, com avanços e retrocessos.

Quem faz o drama busca representar a intensidade do seu caso. Os exageros ganham licença poética para os dramáticos. É simplesmente impossível fazer um drama sem exageros e floreios.

O drama busca atenção. Quando estou dramática, estou carente. E quando estou carente, quero chamar a atenção de alguém. Uma equação de fácil resolução e, com alguma generosidade da parte que assiste, nenhuma repercussão.

O ser dramático opta por sofrer mais, por reter a dor por mais tempo, por detalhar em minúncias um ocorrido e sentir cada etapa em intensidade máxima.

Mas, e se for dessa forma que o ser dramático resolve suas questões, e segue em frente? Que obrigação temos de ser igualmente racionais, resolvidos, silenciosos e equilibrados?

Quero e exijo o meu direito de ser dramática, de viver minhas novelas mexicanas pessoais, de me despedaçar, emocionar, exagerar, decepcionar.

Quero acima de tudo, o direito de lidar com o que me chega, do jeito que sei, para aprender a transformar os dramas em êxitos, caminhos e soluções. E que cada um faça do seu jeito!

Emilia Freire

Administradora, dona de casa e da própria vida, gateira, escreve com muito prazer e pretende somente se (des)cobrir com palavras. As ditas, as escritas, as cantadas e até as caladas.

Recent Posts

Gafes e puxão de orelha: Leitura labial revela conversa de Donald Trump e Melania no velório do Papa

Donald Trump protagoniza gafes no Vaticano e é salvo por Melania durante cerimônia de despedida…

11 horas ago

Isaac Newton previu o fim do mundo — E a data está mais perto do que você imagina!

O que Isaac Newton viu no futuro? Suas cartas revelam uma previsão apocalíptica, marcada por…

11 horas ago

Chegando em um bar sozinho, em qual desses bancos você sentaria?

Imagine entrar neste bar e encontrar estes três bancos vazios na frente do balcão, onde…

16 horas ago

O que você vê primeiro: Crânio ou caracol?

Comece o teste: veja a imagem e depois leia os resultados abaixo.

17 horas ago

O filme eletrizante que custou US$ 200 milhões à Netflix e ficou 13 semanas no TOP 10 mundial

Um filme cheio de qualidades que marcou a história da plataforma com números impressionantes.

3 dias ago

Filme mais visto da Netflix no momento recria caso real que chocou o mundo

Uma história real tão intensa que você vai duvidar que realmente aconteceu.

3 dias ago