A jornalista Rhiza Castro revelou ter sido vítima de assédio por parte de um diretor da Record por um período que se estendeu por mais de um ano. Ela, que anteriormente ocupava o cargo de apresentadora no programa Esporte Record News, foi desligada da empresa em janeiro de 2023, apenas dois dias após denunciar as condutas inadequadas desse diretor ao departamento de Recursos Humanos.
Rhiza decidiu tornar público o caso somente nesta segunda-feira, 23 de outubro, e deu início a dois processos na Justiça: um de cunho trabalhista contra a empresa e outro de natureza criminal contra o diretor, cujo nome permanece em sigilo. Até o momento, a Record não se manifestou oficialmente a respeito do assunto.
A jornalista relata que o assédio teve início com brincadeiras e comentários inapropriados do diretor a respeito de sua aparência. “Depois, foram infinitos convites para jantar, tomar vinho… E cada vez mais comentários sobre a minha beleza”, lembra Rhiza. O diretor também enviava presentes e elogiava fotos de Rhiza.
Inicialmente, Rhiza hesitou em denunciar o diretor, receando não receber apoio da Record. No entanto, no início do ano, ela decidiu dar à empresa a oportunidade de lidar com a situação. Contudo, apenas dois dias após ter feito a denúncia, ela foi demitida sob a justificativa de “corte de gastos”. Rhiza diz ter conhecido outras mulheres que enfrentaram situações semelhantes com o mesmo diretor, mas que não conseguiram reunir coragem para se manifestar.
Os detalhes dos processos judiciais movidos por Rhiza permanecem em sigilo, e embora tenha obtido uma sentença inicial favorável em um dos casos, há espaço para apelação por parte dos réus. “Não posso falar absolutamente nada sobre o processo”, declarou.
A apresentadora usou as redes sociais para falar sobre o assunto: “Sofri assédio sexual do meu diretor por quase um ano. No final, eu sofri retaliações porque, obviamente, não cedi… Eu não aguentava mais e decidi fazer a denúncia no RH da empresa. Eu até sabia que isso [a demissão] poderia acontecer, mas eu realmente tinha esperança de que a empresa fosse séria e que zelasse pelo bem-estar dos colaboradores”, relatou Rhiza Castro em um vídeo publicado em sua conta no Instagram.
“Eu tenho muito orgulho de ter tido coragem de ter feito tudo isso e saído dessa prisão. Talvez eu tenha sido a única mulher que tenha tido coragem, pois eu sei de várias outras que, assim como eu, sofreram na mão dessa pessoa. É muito triste, pois a gente acaba se sentindo invalidada como profissional, principalmente, mas também como mulher, como ser humano.”
A Record foi procurada pelo site Notícas da TV para comentar o assunto. A emissora está ciente da denúncia de Rhiza, mas não emitiu posicionamento oficial sobre o caso até a publicação desta matéria.
***
Redação Conti Outra, com informações do Noticias da TV.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…