Na manhã desta segunda-feira (6), o repórter Yüksel Akalan, do canal A Haber, estava em uma transmissão ao vivo de Malatya, no sudeste turco, mostrando os estragos causados pelo terremoto na Turquia e na Síria, quando foi surpreendido por um desabamento e precisou correr. Ele ainda ajudou a salvar uma criança. As imagens do resgate têm corrido o mundo.
Esra Arpa, jornalista do canal que acompanhava o repórter, falou sobre o ocorrido e não conteve a emoção. “Foi muito difícil, estávamos indo para o hotel e seguiríamos a transmissão de lá. Mas houve um abalo secundário, e, de repente, estávamos na zona do terremoto”, relatou.
“Do nada, estávamos no meio dos escombros e nuvens de poeira. Foi um momento de horror.”, finalizou Esra Arpa ao canal A Haber.
Segundo a emissora, os dois repórteres já estão em um local seguro. “Conseguimos sair de lá com a coragem de Yüksel Akalan. Se não fosse pela coragem dele, talvez estivéssemos em uma situação diferente”, contou Arpa.
Os tremores foram sentidos em vários países. Chipre, Líbano e Iraque também foram afetados pelo terremoto. O serviço geológico dinamarquês informou que o sismo pôde ser sentido até na Groenlândia, a milhares de quilômetros do epicentro.
O primeiro sismo se deu por volta das 4h no horário local (22h de ontem, no horário de Brasília), na região entre as cidades turcas de Gaziantepe e Kahramanmaras. Por volta das 8h, outro terremoto foi detectado no sudeste da Turquia, este de magnitude 7,5.
Mais de mil prédios desabaram completamente, segundo o vice-presidente turco Fuat Oktay. O gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões.
Pelo menos três dos aeroportos da área afetada foram fechados em três das cidades mais atingidas: Hatay, Maras e Gaziantep.
***
Redação Conti Outra, com informações do UOL.
Foto destacada: Reprodução/Redes sociais.
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…