O drama de Caramelo, emocionou as redes sociais após ser encontrado ilhado no telhado de uma casa em Canoas, Rio Grande do Sul, decorrente das intensas chuvas que assolaram a região. O resgate, ocorrido nesta quinta-feira (9), mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Paulo, em conjunto com veterinários, em uma operação meticulosa e desafiadora.
Para garantir a segurança do animal e da equipe envolvida, foi necessário sedar o equino e cuidadosamente colocá-la em um bote, conforme relatado ao G1 pelo veterinário da Polícia Militar, Augusto Moscardini: “Certamente uma operação bastante complexa. Mesmo que seja um animal manso, na hora de aplicar a anestesia e chegar mais pessoas ele poderia ter tido algum tipo de reação brusca que colocasse a integridade das pessoas que estão ali.”
Apesar do sucesso do resgate, Caramelo ainda enfrenta riscos. Segundo Moscardini, o tempo que passou preso o colocou em situação delicada: “O animal ficou pelo menos 24 horas ilhado e, de acordo com Augusto Moscardini, ainda corre riscos.” Durante o transporte, os veterinários continuam administrando medicação para mantê-la imóvel, além de fornecerem soro para reidratação.
O resgate do cavalo caramelo não é mimimi. Tem gente achando ruim de ver essa operação pra salvar ele. Se você não fica feliz em ver um animal sendo salvo também, você não aprendeu nada nessa vida
— Matheus (@odontinho) May 9, 2024
Os cavalos, apesar de sua robustez, são sensíveis a mudanças em sua rotina e a períodos prolongados em uma mesma posição, alerta o veterinário: “É um animal que tem uma série de complicações se passar muito tempo deitado.” Complicações como baixa pressão, lesões musculares e gastrointestinais podem surgir em decorrência desse estado prolongado.
Impossível não se emocionar com esse resgate. As doações e ajudas voluntárias direcionada as pessoas no Rio Grande do Sul está sendo ESSENCIAL, mas não podemos esquecer ou deixar os animais para trás. O cavalo caramelo estava ilhado há 4 dias, imagina o sofrimento desse animal?… pic.twitter.com/YherKpRwSf
— Taís Araujo (@taisdeverdade) May 9, 2024
Milhares de brasileiros acompanharam com apreensão e solidariedade o resgate do cavalo, carinhosamente apelidado de Caramelo. As imagens do animal vulnerável e da complexa operação de resgate mobilizaram as redes sociais, despertando um sentimento de empatia e torcida pelo sucesso da missão.
o caramelo comendo depois de tantos dias 😭pic.twitter.com/4FkrUPpjTq
— louie ponto (@louieponto) May 9, 2024