saúde

Restaurante comunitário em Brasília cria horta para autossustentar sua cozinha. Tudo é reaproveitado!

O Restaurante Comunitário da Estrutural em Brasília começou a cultivar diversos produtos orgânicos, a fim de abastecer sua cozinha. Pimenta, alface, manjericão, cebolinha, hortelã e alecrim. Todos os orgânicos estão sendo plantados com muito cuidado, de modo sustentável e colhido diretamente do pé. O cultivo começou no dia 16 do mês passado, e faz parte de um lindo projeto chamado Horta Sustentável, que foi idealizado e executado pelos servidores da unidade.

O projeto Horta Sustentável conta com as mudas e materiais vindos de doações de empresas parceiras e das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Além disso, o projeto depende da capacitação dos servidores e do trabalho voluntário da comunidade. Fernanda Alves, mãe da nutricionista e coordenadora da iniciativa Giovana Resende, conta que “É uma terapia. Mexer com a terra é uma conexão. É muito gratificante”.

Sua filha Giovana, destaca que a “ideia inicial é reaproveitar as cascas e demais sobras do preparo diário dos alimentos que podem virar adubo (…). Estamos promovendo oficinas com os trabalhadores para capacitá-los e, posteriormente, pretendemos envolver a comunidade no projeto”, complementa.

A área de plantio fica na parte de trás do restaurante, em uma área aberta e apropriada para esse tipo de cultivo. São oito micro hortas de, aproximadamente, 50 cm x 100 cm cada uma. E, todos os dias, parte da equipe segue para a manipulação do canteiro. O plantio então se tornou um trabalho paralelo aos preparos na cozinha, são interdependentes.

Como já citado pela coordenadora Giovana Resende, uma das técnicas empregadas é a compostagem. Em linhas gerais, trata-se de uma técnica de reaproveitamento das sobras orgânicas que geram adubos orgânicos capazes de deixar o solo mais fértil.

Além de abastecer o próprio restaurante comunitário, o espaço vai servir de área educativa para a população, principalmente para projetos com alunos da rede local de ensino.

“Os 14 restaurantes comunitários do DF são ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mas todos têm autonomia para desenvolver projetos que envolvam a população, sempre com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade”, enfatiza a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Karla Lisboa.

Uma iniciativa muito legal que juntou o útil ao agradável. A Horta Sustentável, além de ser uma boa opção para os cortes de gastos, ainda gera matérias primas naturais e sem agrotóxicos para a comida distribuída pelo Restaurante. Só benefícios, parabéns aos envolvidos!

 

Com informações de Agência Brasília

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

1 hora ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

10 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

11 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago