Um cenário que por aqui ainda parece idílico, na República Tcheca já é uma realidade. Na última terça-feira (30), os moradores de Praga sentaram-se juntos em torno de uma mesa de 500 metros de comprimento na ponte medieval Charles Bridge para celebrar o fim da quarentena.
O evento, que ocorreu na véspera do afrouxamento das restrições vigentes desde março para conter a propagação da Covid-19, levou milhares de pessoas para a ponte às margens do rio Vltava, considerada um dos cartões postais mais importantes de Praga.
O organizador do evento, Ondrej Kobza, disse que “A ponte é uma boa metáfora, pessoas diferentes podem se reunir”.
Pra ele, o evento é “é uma espécie de celebração, para mostrar que não temos medo, que saímos e não ficaremos presos em casa”. Ele lembrou, entretanto, que o jantar só foi possível porque agora a cidade não está ocupada por turistas.
No mega jantar em Praga, os participantes foram convidados a compartilhar entre si as refeições e bebidas que levaram, em uma grande celebração conjunta.
Tendo sido um dos primeiros países a implementar restrições rígidas no intuito de conter o coronavírus, a República Tcheca registrou até agora 11.895 casos de Covid-19 e 349 óbitos relacionadas à doença, Um número bastante inferior em comparação com os registrados em muitos dos países do ocidente.
***
Imagens: Moradores jantam ao redor de uma mesa de 500 metros na ponte medieval Charles Bridge em Praga, na República Tcheca, nesta terça (30) — Foto: David W Cerny/Reuters
Redação CONTI outra. Com informações de G1