Foi anunciado neste sábado (31) o falecimento do Papa emérito Bento XVI. O religioso, que vivia praticamente em clausura desde que renunciou à liderança da Igreja Católica em 2013, morreu no convento onde vivia no Vaticano.
A tradição para funerais de Papas é bastante antiga e por isso mesmo muito clara, porém o fato de Bento XVI ter sido a primeira pessoa a renunciar ao Pontificado em 600 anos traz incertezas em relação aos preparativos.
Ainda não foram divulgados os detalhes do velório, mas a Santa Sé confirmou, através de seu secretário de imprensa, Matteo Bruni, que o corpo de Bento XVI será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira para que os fiéis possam se despedir.
Não é possível afirmar se Bento usará ou não as tradicionais vestes vermelhas papais, se os tradicionais nove dias de luto serão respeitados ou se líderes internacionais serão convidados, por exemplo. Tampouco se sabe o lugar onde seu corpo será enterrado.
Uma das poucas certezas quanto ao funeral do religioso é que não será necessário convocar o tradicional conclave, quando todos os cardeais se reúnem no Vaticano para escolher um novo Papa — a chaminé da Capela Sistina solta fumaça preta, que se torna branca quando o novo Pontífice é escolhido. Isto porque Bento XVI deixou de chefiar a Igreja Católica em 2013, quando renunciou. Desde então, viveu praticamente em clausura no monastério Mater Ecclesiae, no Vaticano.
De acordo com vaticanistas, é provável que a missa rezada para celebrar Bento XVI seja presidida por seu sucessor, o argentino Papa Francisco, nos próximos dias. Segundo as leis estabelecidas em 1996, o enterro do chefe da Igreja Católica deve ocorrer entre quatro e seis dias após seu falecimento.
***
Redação Conti Outra, com informações d’O Globo.
Fotos: Reprodução.
Subscreva também o nosso canal no Youtube e tenha acesso à live diária do CONTI comigo, um projeto gratuíto realizado pela psicóloga Josie Conti e que visa trazer dicas e suporte para que você possa mudar de vida em 2023.
***
Os vídeos também estão disponíveis na CONTI outra do Facebook e Instagram (@contioutra) e em plataformas de Podcast com o nome do programa CONTI comigo.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…